Guarda Municipal de Volta Redonda lança a UGC

 No dia 12 de agosto, no Auditório do Palácio 17 de Julho, sede da Prefeitura de Volta Redonda, no Sul do Estado, foi feito o lançamento oficial da UGC (Unidade de Guarda Comunitária), para todos os presidentes de Associações de Moradores do município. As atividades da UCG iniciaram  no dia seguinte e englobam todos os bairros da cidade. Fizeram parte da mesa o prefeito Antônio Francisco Neto; o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa; o delegado da 93ª DP, Antônio Furtado; o comandante do 28º BPM, coronel Igor Magalhães, além de inspetores e da Ouvidora da corporação.  A Unidade de Guarda Comunitária é uma filosofia e uma estratégia organizacional que proporciona uma parceria entre a população e a Guarda Municipal, trabalhando a segurança pública em nível primário.

     “A ideia é que tanto a Guarda quanto a comunidade se empenhem para identificar, priorizar e resolver problemas. Acreditamos que os problemas sociais terão soluções cada vez mais efetivas, na medida em que haja a participação de todos na sua identificação, discussão e análise, para chegarmos a um desfecho ideal”, afirmou o comandante da GMVR.


     A frota da UCG, cujos veículos receberam identificação própria, é formada por um Gol, uma motocicleta e um trailer, enviados pelo Governo Federal, além de quatro veículos Blazer, que foram cedidas pelo Governo do Estado e adaptadas para o projeto. Para atender a todos, a cidade foi dividida em cinco regiões, ficando a área da Grande Vila Brasília (que abrange 12 bairros), com uma viatura exclusiva. O trailer ficará exclusivamente na Praça Japão, na Vila Santa Cecília, devido à quantidade de denúncias recebidas sobre o local. Os outros bairros serão cobertos por rondas, sempre durante o dia. “Uma vez que de noite os problemas são mais contundentes, por isso precisamos colher as informações, discutir e analisar os casos, para que eles sejam solucionados da melhor maneira possível, envolvendo outros órgãos, como as polícias Civil e Militar, se for o caso. As soluções serão tomadas de forma integrada”, afirmou Barbosa.


PREPARAÇÃO - Para que o projeto fosse colocado em prática, muitas decisões foram tomadas antecipadamente: mais de 120 guardas e todos os inspetores passaram por cursos de qualificação, voltados para os temas ‘Guarda Cidadão’ e ‘Gestão’; pelo menos 40 presidentes de associações de moradores também participaram de curso sobre ‘Líder Comunitário’; além de reuniões que envolveram representantes de secretarias municipais que possam estar ligadas à segurança primária, como por exemplo, de Obras, de Serviços Públicos, Suser, entre outras.


     Seis inspetores são responsáveis pelos problemas que surgirem em cada uma das regiões e terão uma máquina fotográfica, principalmente para registrar o antes e o depois das ocorrências. Eles têm ainda um formulário próprio onde serão narradas as solicitações que, por sua vez, são enviadas aos órgãos que porventura podem ser responsáveis pela solução, ficando uma via com o órgão e outra arquivada na GMVR. Alem disso, os inspetores têm um livro, onde serão listadas todas as atividades realizadas em cada dia, divididas em ‘Constituição do Serviço’ e ‘Ocorrência’. Tudo que é feito entra em estatística. 


     De acordo com o major Luiz Henrique, a excelente relação entre a comunidade – através das associações de moradores - e a Guarda é a principal meta. “A intenção é que tenhamos aliados no combate à segurança primária, evitando assim a prática de crimes ou irregularidades no trânsito”, ressaltou. São problemas como poda de árvore, que podem facilitar a ação de ilícito; buraco no asfalto, que pode causar um acidente de trânsito e atingir um pedestre; obstrução em calçadas, que obriga o pedestre a alcançar a rua para continuar seu caminho; troca de lâmpada de poste que esteja queimada; retirada de carcaças e de pneus abandonados nas ruas, entre outros.


     “A participação ativa do cidadão tem reflexos imediatos no sucesso do atendimento, uma vez que ele conhece de perto os problemas e as reivindicações da comunidade. Focando a segurança em nível primário, acredito que iremos melhor a qualidade de vida da cidade como um todo”, apontou o comandante da GMVR.   

Guarda Municipal de Volta Redonda 

Rua Alexandre Polastri Filho, nº 10 - Ilha São João | CEP: 27251-970

Tel: (24) 3339-9301 | Email: gmvr@voltaredonda.rj.gov.br