Grupamentos Especiais

 

Grupamento Patrimonial

 Os guardas municipais e os vigias patrimoniais ficam nos próprios municipais, para garantir a segurança dos funcionários e do patrimônio.

 

Grupamento de Trânsito

 

        A Guarda Municipal de Volta Redonda começou a atuar no trânsito em janeiro de 1997, quando criou o Grupamento de Trânsito. Atualmente, 120 guardas compõem este grupamento, que tem por objetivo patrulhar as vias e contribuir para a fluidez do trafego, cumprindo a missão que lhe foi atribuída com a reformulação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997.

 

Grupamento Ambiental

 

O Grupamento Ambiental de Volta Redonda está disposto no Decreto Municipal nº 5.752 de 04 de novembro de 1994:

 

 Artigo 1º - Fica criado o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal, subordinado à Secretaria Municipal de Administração, sob orientação técnica da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

 

        Artigo 2º – O Grupamento Ambiental tem por objetivo o exercício das atividades de vigilância, guarda e proteção ao patrimônio sócio-ambiental no âmbito do Município.

 

        E no Decreto Municipal nº 3.622 de 08 de dezembro de 2000 Artigo 1o II – Vigilância diurna e noturna, guarda e proteção do patrimônio sócio-ambiental do Município, (...)

 

Grupamento de Cães de Guarda

 

        O Grupamento de Cães de Guarda (GCG) foi criado em agosto de 2010, com a finalidade de auxiliar patrulhas em ruas, monumentos e prédios públicos da cidade. Atualmente quatro guardas municipais são responsáveis por dois pastores alemães com pedigree e que recebem treinamento freqüente para atuar no patrulhamento, no auxílio à Defesa Civil e nas apresentações de adestramento.

 

Grupamento de Ronda Escolar

 

        O Grupamento de Ronda Escolar (GRE) foi criado em abril de 2008, para dar proteção a escolas. Contando com quatro guardas, dois PMs e dois veículos, este grupamento começou a atuar em unidades escolares, com a missão de salvaguardar a movimentação estudantil no período de entrada e saída das unidades. Atualmente, um policial militar faz parte deste grupamento.

 

Grupamento de Resgatista

 

        Este grupamento tem como objetivo atender a vitimas oriundas em acidentes de trânsito com agilidade e rapidez. Criado em 2002, ele é equipado com duas ambulâncias UTI.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Guarda Municipal de Volta Redonda 

Rua Alexandre Polastri Filho, nº 10 - Ilha São João | CEP: 27251-970

Tel: (24) 3339-9301 | (24) 3339-9300 | Ouvidoria: (24) 3339-9292 | Email: gmvr@epdvr.com.br