Valorização e proteção à mulher durante o ano inteiro

Valorização e proteção à mulher durante o ano inteiro

Prefeitura de Volta Redonda incentiva projetos e ações em prol das mulheres e oferece rede especializada de atendimento social e protetivo

 

O Dia Internacional da Mulher, em Volta Redonda, não é comemorado só em 8 de março. O governo municipal visa, através de uma rede de atendimento e de proteção, valorizar as mulheres todos os dias. Conforme registros da secretaria municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH), a rede de atendimento vem oferecendo cada vez mais recursos e formas de proteção a vítimas de violência.

 

O prefeito Samuca Silva destacou que no município há uma rede de proteção a mulher integrada. “Estamos fortalecendo as ações da SMIDH, visando sempre o bem-estar das mulheres do nosso município. Sabemos a importância dessas ações. Temos uma rede integrada, que conta desde o atendimento psicológico a mulher, passando pela Patrulha Maria da Penha, entre outros”, destacou o prefeito Samuca.

 

Aumento no número de atendimentos reflete o sigilo, atenção e profissionalismo dedicados aos projetos. “Durante o mês de março nós convidamos todas as mulheres para transformar sua caminhada através da busca por igualdade de direitos, empoderamento feminino e fim da violência. Nos amar é nos proteger. A mulher deve se valorizar cada vez mais e não aceitar ser subestimada em nenhuma situação ou local”, disse a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna.    

 

Em 2016, o Centro Especializado de Atendimento a mulher registrou 120 casos de atendimentos. Em 2017 o número passou para 300 mulheres atendidas. Conforme dados da SMIDH a Patrulha Maria da Penha também registrou  acompanhamento significativo para as mulheres com medidas protetivas expedidas. Cerca de 90 mulheres vem sendo acompanhadas desde janeiro.

Outra ação que vem dando resultados é o projeto “Desconstruindo o machismo”, atividade em parceria com juiz da violência doméstica. “Toda medida protetiva expedida, esse juiz solicita que o homem entre em contato com a SMIDH em 48 horas. A gente marca uma roda de conversa com esse homem e explica para ele o que significa a naturalização da violência e o quanto ele deve repensar a sua atitude com relação a sua mulher”, detalhou Dayse.

Desde novembro de 2017 a ação já atendeu a mais de 50 homens. “Em torno de 70% desses homens terminam nossa a roda de conversa bastante emocionados e compreendem esse momento difícil”, disse Dayse.

Campanha “Eu me amo, eu me protejo”

 

Para o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, a SMIDH elaborou uma campanha chamada “Eu me amo, eu me protejo”. “O objetivo é chamar a atenção da sociedade com mensagens de estímulo que leve a mulher a se amar, se proteger, ir em busca de desenvolvimento e dizer não a qualquer tipo de violência, além de buscar apoio nos serviços da rede de enfrentamento a violência”, explicou Dayse.

 

A secretária completou ainda que a campanha será realizada através de mobilização por toda a cidade, com eventos presenciais com alunos da rede municipal. A campanha será replicada por multiplicadores das secretarias: SMAC, SMEL e SME. Além da divulgação em outdoor, painéis digitais, televisão, ônibus, televisões informativas nas unidades de saúde, nos clubes e no cinema.

 

O lançamento da campanha vai acontecer no dia 8 de março, às 10h, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior, que fica no Colégio Getúlio Vargas. E também será replicada pelas escolas, ginásios e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), durante o mês de março. “É preciso denunciar qualquer caso de violência, pois assim será possível evitar a reincidência da violência”   

 

CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) – (24) 3339-9025

SMIDH (Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos) – (24) 3339-9215

Central de Atendimento a Mulher - 180

DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) – (24) 3339-2279

 

Por Simone Freitas, com fotos de Evandro Freitas

Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos

Rua Antônio Barreiros, nº 232, 2º andar, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda/RJ

Tel: (24) 3339-9215 | E-mail: dayse.penna@voltaredonda.rj.gov.br