Município pode ter abrigo regional para mulheres vítimas de violência doméstica

Município pode ter abrigo regional para mulheres vítimas de violência doméstica

Reunião aconteceu na sede da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos realizou nesta quinta-feira, dia 8, uma reunião com representantes das prefeituras de Barra Mansa, Pinheiral e Resende, para debater sobre a abertura de um abrigo regional, em Volta Redonda, para mulheres vítimas de violência doméstica.

Segundo a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Deyse Penna, a principal finalidade da reunião é construir uma relação intermunicipal. “Queremos ter um polo de Políticas Públicas para Mulheres, sendo um braço do estado, a partir do que já temos. Na cidade, nós contamos já com uma Casa Abrigo, portanto, o nosso encontro hoje é para definir quais os meios que uma pessoa vítima de violência de outro município precisa ter para acessar esse serviço público, e como as cidades entrarão em contrapartida para a utilização deste espaço”, ressaltou.

Ainda de acordo com a secretária Deyse, a expectativa é que cada um contribua de alguma forma. “Nossa perspectiva é que no Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8 de março, a gente consiga fazer um evento, em Volta Redonda, com a participação do Estado, celebrando um termo de cooperação técnica entre os municípios, dando início, assim, as discussões para regularização do abrigo regional”, concluiu.

Em 2017, mais de mil ocorrências de agressões contra mulheres - física e mental - foram registradas na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).

Por Filipe Cury, com fotos de Evandro Freitas Secom/VR

 

Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos

Rua Antônio Barreiros, nº 232, 2º andar, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda/RJ

Tel: (24) 3339-9215 | E-mail: dayse.penna@voltaredonda.rj.gov.br