Projeto Flores de Aço é tema de palestra

Exposição reuniu mais de três mil cartas de mulheres de Volta Redonda

O projeto Flores de Aço, da Secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, foi tema de uma palestra, realizada pela secretária da pasta, Dayse Penna, nesta quinta-feira, dia 05, na Faculdade Sul Fluminense (Fasf). A palestra fez parte da programação do Café Filosófico realizado pela instituição de ensino, com o objetivo de apresentar aos alunos do curso de psicologia as ações desenvolvidas no projeto Flores de Aço. De acordo com Dayse Penna, o Flores de Aço tem como propósito dar voz as mulheres da cidade, através de cartas escritas por elas. O projeto contou com a exposição de três mil cartas no espaço Zélia Arbex, durante o mês de agosto.

Segundo a aluna do 9º ano do curso de psicologia, Simone Lima, a palestra deveria ser realizada em outras oportunidades. “Hoje aprendemos sobre o acolhimento das mulheres que sofrem violência em Volta Redonda. Acho que esse tema é muito relevante e a palestra precisa ser realizada outras vezes. O projeto é de extrema importância e essa palestra serviu para conhecer sobre as políticas públicas realizadas no município”, contou Simone.

O projeto Flores do Aço teve como foco o diagnostico sobre as necessidades e vontades das mulheres da cidade. De acordo com a secretária, Dayse Penna, a ação identificou as dificuldades da mulher. “Para realizar esse projeto usamos algumas estratégias como a leitura adequada das cartas e, principalmente, os diagnósticos encontrados nelas. Isso serviu para perceber melhor as necessidades das mulheres da cidade. Vimos à necessidade de valorizar essas mulheres através da empregabilidade, saúde, além de trabalhar a violência, tanto física e quanto psicológica”, enfatizou Dayse.

Para uma das organizadoras do evento, Joseane Leal, a presença da secretária é importante. “Ainda vivemos em uma sociedade machista e participação da Dayse é importante para o momento. Estamos trabalhando na Fasf o mês da mulher e todo seu universo. Esse projeto traz para o aluno o mundo feminino, e abordar o projeto mostra necessidade da mulher em se expressar e falar dos seus sentimentos. E através das cartas elas se sentem seguras para se abrir”, contou Joseane.

Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves Secom VR

Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos

Rua Antônio Barreiros, nº 232, 2º andar, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda/RJ

Tel: (24) 3339-9215 | E-mail: dayse.penna@voltaredonda.rj.gov.br