Volta Redonda fará estudo de impacto no PCCS da Guarda Municipal

Volta Redonda fará estudo de impacto no PCCS da Guarda Municipal

Samuca Silva recebe uma proposta da GM para implantar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria

 

Uma comissão de guardas municipais foi recebida pelo prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, na manhã desta segunda-feira, dia 16, no Palácio 17 de Julho. Os servidores apresentaram uma proposta para a implantação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) da categoria e Samuca determinou um levantamento de impacto na folha de pagamento da instituição. Com a reforma administrativa, a GM passou a ter um status de secretaria municipal, com dotação orçamentária própria.

 

“Estou empenhado para implantar o PCCS da categoria; no entanto, preciso saber o quanto isso impacta no orçamento para discutirmos o que podemos fazer. Tenho um compromisso sério com a instituição Guarda Municipal, tanto que nomeei um servidor de carreira como comandante e dei status de secretaria à instituição. Os guardas estão há mais de 20 anos sem serem vistos pela prefeitura”, destacou o prefeito Samuca Silva.

 

Ciosp passará por ‘choque de gestão’

 

O comandante da GM de Volta Redonda, Paulo Henrique Dalboni, fará um choque de gestão na administração do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), conforme determinou o prefeito Samuca Silva. Atualmente, a cidade possui em torno de 200 câmeras de monitoramento de trânsito e de segurança pública. 

 

“Quando descentralizei a administração do Ciosp, que antes era subordinado ao gabinete do prefeito, demonstrei que a Guarda Municipal tem total autonomia para administrar e gerir as câmeras”, explicou Samuca.

 

Compra de viatura, concurso público e uniforme

 

Durante a reunião no gabinete, foi ainda comunicada à compra de novas viaturas para a frota da instituição. A meta do Governo Municipal é adquirir pelo menos 12 novos veículos para GM nos próximos meses.

 

Junto a isso, a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) abriu um processo para a realização de um concurso público para GM, segundo informou Samuca Silva à comissão dos guardas. Os detalhes do certame serão divulgados nas próximas semanas. Atualmente, o quadro da Guarda chega a 180 homens

 

“Estamos realizando uma análise de quantos novos guardas precisaremos para atender nossas demandas e quanto isso impactará na folha de pagamento”, afirmou Dalboni.

 

Em relação aos uniformes, outra reivindicação da categoria, há previsão e estudos internos para a liberação de uma verba de R$ 400,00 para cada guarda com a finalidade de adquirir a farda. Paralelo a isso, está aberto também um processo de licitação para comprar dos uniformes, segundo informou o prefeito Samuca Silva.

 

“Quero marcar meu nome na história da Guarda Municipal, valorizando a categoria de forma humanizada e digna. Essa situação passa também por uma motivação dos guardas e de ações que não ocorriam há muitos anos. Meu compromisso é com a Guarda e com Volta Redonda”, finalizou Samuca Silva.

 

Por André Aquino, com foto Gabriel Borges / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444