Funcionários da Atenção Básica da Saúde de Volta Redonda recebem treinamento

Funcionários da Atenção Básica da Saúde de Volta Redonda recebem treinamento

Curso que tratará a estratégia de saúde da família começou nesta segunda-feira, dia 16, com 100 participantes 

Investir em capacitação e treinamento dos servidores e profissionais é uma das ações da atual gestão municipal. A Secretaria de Saúde de Volta Redonda tem realizado diversos treinamentos para garantir melhor atendimento à população. A partir desta segunda-feira, dia 16, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes administrativos e recepcionistas começam o Curso Introdutório ao Trabalho na Atenção Básica: A Estratégia de Saúde da Família. A capacitação vai até o fim de novembro e serão atendidos 100 profissionais por semana, divididos em dois grupos com 50 profissionais da secretaria.

 

O curso vai atender todos os profissionais da Atenção Básica de Volta Redonda. “Os que começaram a trabalhar na rede municipal no início desde mês, convocados por concurso, as aulas serão uma introdução à saúde pública e para os que já estão nas unidades há mais tempo, será uma atualização”, afirmou o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, reforçando que se colocar no lugar do usuário é uma das principais atitudes para oferecer um serviço humanizado no SUS. 

 

A enfermeira Maria Carolina da Silva Escobar começou a atuar na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do São Lucas em maio deste ano. Ela acredita que todo profissional, principalmente os da área de saúde, tem que investir permanentemente em atualização. “Buscar novos conhecimentos é fundamental para o aprimoramento na profissão”, disse.

 

Elenise Elisa de Souza, enfermeira da UBSF Vila Rica Tiradentes desde 2015, afirmou que se colocar no lugar do outro é a melhor maneira de lidar com pessoas que você não conhece. “Em alguns casos a realidade da gente não é a realidade do outro. E essa troca de experiências facilita e otimiza o atendimento”, falou.     

 

Por Renata Borges com fotos de Evandro de Freitas – Secom/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444