Começa Mês do MEI em Volta Redonda

Começa Mês do MEI em Volta Redonda

Evento terá palestras e cursos para microempreendedores individuais

 

Há dois anos comercializando pastel, caldo de cana e água de coco no bairro Sessenta, em Volta Redonda, a vendedora Lucineia Queiroz Martins, de 48 anos, decidiu se tornar uma microempreendedora individual e agora investe na capacitação. Ela é uma das participantes do Mês do MEI (Microempreendedor Individual), que teve abertura realizada nesta quinta-feira, dia 06, no auditório da prefeitura e conta com palestras e workshops sobre empreendedorismo.

 

“O que me incentivou foi ter uma vida comercial regularizada e as informações que foram passadas para a gente de uma maneira clara. Quero me especializar, porque trabalho há pouco tempo e muitas coisas eu não sabia como realizar. Participando das palestras, estou aprendendo a como lidar com meu negócio, ampliar e servir bem também ao meu cliente”, contou Lucineia, que fará, em breve, parte dos, aproximadamente, 11,8 mil microempreendedores individuais da cidade.

 

“O objetivo é qualificar esses empreendedores e incentivar a regularização daqueles que realizam atividades informais. Estamos trabalhando constantemente para incentivar o crescimento econômico de Volta Redonda. Lançamos o Alvará Fácil – que permite mais agilidade na emissão do documento – e também tiramos a taxa do MEI, para incentivar que as pessoas se regularizem. Agora, proporcionar capacitação é essencial para que esses empreendedores se fortaleçam e garantam o sucesso do seu negócio”, disse o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.

 

O Mês do MEI acontecerá até o dia 19 de novembro, com palestras e cursos. O vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, participou da mesa de abertura da cerimônia e ressaltou o trabalho que o Governo Municipal tem feito para incentivar a geração de emprego e renda na cidade.

 

“Já temos mais de 900 cadastros de ambulantes e estamos chamando-os para dentro do Banco VR de Fomento para saber quem são, onde estão e o que vendem, para, a partir daí, regularizarmos a situação deles. Já entregamos cerca de 20 alvarás nessa primeira semana e estamos definindo várias áreas na cidade para alocar os ambulantes, para termos uma organização”, explicou Maycon, lembrando de outras ações de incentivo como a Lei 5378-17 que exclui o aumento de IPTU para quem quer se cadastrar como MEI. “Hoje, para se abrir uma empresa em Volta Redonda, você leva de três a cinco dias. Antigamente, levava 60, 90 dias e, às vezes, nem conseguia e a pessoa desistia”, salientou.

 

Também participaram o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães; a secretária interina de Cultura, Aline Ribeiro; e do gestor do Banco VR de Fomento, Nelson Kruschewsky.

 

Houve também uma palestra com o administrador, Tebas Caetano. “Passo para eles uma visão prática do que é empreender, quais são os objetivos, os benefícios, os percalços e, obviamente, quais são os ganhos. O grande foco não é ser teórico, mas prático, é o que falta um pouco para o nosso mercado”, explicou o palestrante.

 

No total, serão 20 cursos nas áreas de Alimentos, Comércio, Artesanato e Beleza e Estética. Os quatro setores são, de acordo com a analista de negócios do Sebrae de Volta Redonda, Cristiana Lima.

 

“Dentro de cada setor, criamos uma programação onde falamos de finanças, mercado, venda pela internet. Para o setor de alimentos, sobre boas práticas de manipulação, regras da Vigilância Sanitária, que também estará presente nos encontros para o setor de Beleza. Para o Comércio e para o Artesanato, vamos falar sobre boas práticas no atendimento ao cliente, que faz toda diferença, além de como formar preço. São todos temas importantes para o desenvolvimento dos microempreendedores individuais”, explicou Cristiana.

 

As inscrições para o Mês do MEI podem ser feitas pelo telefone (24) 3339-2449 e estarão disponíveis até os dias do evento. Confira a programação do evento por área de abordagem:

 

BELEZA E ESTÉTICA

 

9/10 – das 14h às 18h

Sei controlar meu dinheiro

 

16/10 – 14h

A internet como ferramenta de negócios

 

23/10 – das 14h às 18h

Sei Formar Preço

 

30/10 – das 14h às 18h

Boas Práticas em Salão de Beleza

 

ALIMENTOS

 

10/10 – das 15h às 19h

Sei controlar meu dinheiro

 

17/10 – 15h

A internet como ferramenta de negócios

 

24/10 – das 15h às 19h

Sei Formar Preço

 

31/10 – das 15h às 19h

Boas Práticas, Manipulação e Segurança Alimentar

 

COMÉRCIO

 

11/10 – das 18h às 22h

Sei controlar meu dinheiro

 

25/10

18h – A internet como ferramenta de negócios

Das 18h às 22h – Sei Formar Preço

 

1/11 – das 18h às 22h

Palestra de Atendimento ao Cliente

 

ARTESANATO

 

19/10 – 14h

A internet como ferramenta de negócios

 

26/10 – das 14h às 18h

Sei Formar Preço

 

1/11 – das 14h às 18h

Conhecendo seu Modelo de Negócios CANVAS

 

9/11 – das 14h às 18h

Oficina SEI Controlar Meu Dinheiro

 

23/11 – das 14h às 18h

Organize suas ideias e planeje a abertura de uma empresa

 

30/11 – 14h

Palestra MEI

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Geraldo Gonçalves / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444