Volta Redonda comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Volta Redonda comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Evento aconteceu nesta quinta-feira, na Praça Sávio Gama

 

Estudantes de psicologia da UFF (Universidade Federal Fluminense), trabalhadores da Saúde Mental e moradores, em parceria com a Secretaria de Saúde de Volta Redonda, comemoraram na quinta-feira, dia 18, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.  O evento aconteceu na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, e teve como objetivo relembrar a batalha pela desinstitucionalização dos serviços disponibilizados aos usuários da Saúde Mental, que no passado ficavam segregados à margem da sociedade dentro dos manicômios. Faixas, cartazes e apitos deram corpo ao movimento, que contou também com uma roda de conversas, onde diversas cadeiras foram colocadas em círculo para a interação dos participantes, além da atuação do movimento “Sarau (Vozes e Canto)”.

 

Para o aluno de psicologia Rafael do Nascimento Monteiro, de 21 anos, a data representa liberdade e humanização. “No início, nós subvertemos a lógica de cuidado, que antes era ligada ao aprisionamento e a contenção para dar lugar ao ser humano. Hoje, pensamos na população no âmbito social. É um trabalho coletivo, em geral”, ressaltou. A estudante Tainá Ferreira Alvarenga classificou como um momento de conscientização. “Devemos lutar pela permanência dos direitos destes usuários que, acima de tudo, são cidadãos, como nós”, lembrou.

 

Segundo o coordenador da Saúde Mental de Volta Redonda, Sérgio Felipe, é necessário ter equilíbrio emocional para lidar com estas pessoas. “Reinseri-los na sociedade é nossa principal meta. Uma luta gloriosa. Devemos dar autonomia e acreditar que eles são capazes sim de realizar tarefas que pessoas comuns fazem em seu cotidiano. Definitivamente, um dia importante”, destacou.

 

A Luta Antimanicomial é um ato nacional, organizado por usuários, trabalhadores, estudantes e instituições da Saúde Mental, especificamente. A reivindicação é pelo fim da reprodução de ações e lógicas que perpetuam a violência, segregação e repressão da “loucura” como forma de tratamento.


 

Por Filipe Cury, com fotos de Gabriel Borges Ascom/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444