PROALT promove feirinha orgânica na SMAC

 

PROALT promove feirinha orgânica na SMAC

Multimistura é campeã de vendas, mas cooperados oferecem até Buffet orgânico para eventos

 

Nilton de Cássio Ramos é um produtor de 61 anos, morador do Eucaliptal. Todos os dias ele acorda às 5h e segue de ônibus para a cooperativa PROALT (Trabalho Alternativo de Trabalhadores ligados à Pastoral da Criança), localizada na Fundação Beatriz Gama, no Retiro, onde planta couve, mostarda, brócolis, quiabo, inhame e mandioca e alface. Mas é uma produção pequena, sem nenhum agrotóxico ou adubo químico. Ele faz este trabalho há 18 anos e conta: “A gente sempre trabalha com este propósito. O adubo é orgânico. O esterco passa pela decomposição junto com o capim, que é a compostagem, assim a gente não precisa usar o adubo químico”.

 

O processo dura em média de dois a três meses. Junto com ele, mais três pessoas trabalham na terra todos os dias. O trabalho acontece de segunda a sexta-feira, com chuva ou sol. Final de semana eles se revezam para molhar as plantas. Toda a produção segue para a cooperativa, que hoje tem 11 trabalhadores. Os outros cooperados se ocupam com a produção da multimistura, produtos de padaria, buffet orgânico que atende festas, vinagre orgânico e pó da folha de mandioca e de moringa. Mas é a multimistura, disparada, a campeã de vendas.

 

A cooperativa também cultiva a plantação de abacate, banana, acerola, goiaba, graviola e manga. A semana dos cooperados é trabalhosa, mas bem definida. Segunda-feira é o dia da organização da produção; terça-feira dois ou três seguem para a feirinha da UFF, ao lado do novo Fórum, no bairro Aterrado; Quarta-feira pela manhã é dia de oferecer a produção fresquinha na recepção da secretaria municipal de Ação Comunitária (SMAC) e na parte da tarde, eles seguem para a praça da Biblioteca, na Vila Santa Cecília.

 

Quinta e sexta-feira, eles voltam a cuidar da produção, mas a partir do mês que vem, eles passam a oferecer seus produtos também na UFF da Vila Santa Cecília, pela manhã. “É um estilo de vida. Nós somos o que comemos, se temos uma alimentação saudável, o corpo responde bem”, afirma Nilton. E completa: “A gente fica feliz quando alguém chega e diz que um produto nosso ajudou a melhorar a saúde”.

 

O vice-prefeito e secretário municipal de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, já é um cliente assíduo. “Estou gostando muito desse movimento aqui na secretaria, de pessoas dispostas a ter uma alimentação mais saudável e eu não quis ficar de fora, eles têm referência e excelência na produção, o que torna a refeição ainda mais prazerosa”, contribuiu.

 

Texto e fotos de Adriana Marins / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444