Samuca Silva visita Conselho de Enfermagem em Brasília

Samuca Silva visita Conselho de Enfermagem em Brasília

Objetivo do encontro foi tratar de temas relacionados à categoria

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, visitou nesta terça-feira, dia 17, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em Brasília, onde foi recebido pelo presidente do órgão, Manoel Neri. O objetivo foi tratar de temas relacionados à categoria. Entre os assuntos, estava a decisão liminar que impedia a requisição e realização de exames por enfermeiros. Após recurso do Cofen, a liminar foi suspensa até a discussão do mérito do processo.

 

O prefeito Samuca Silva destacou que, com a liminar suspensa, haverá tempo de diálogo entre as categorias. “Eu defendo o diálogo. Acho que é preciso que os órgãos de representação, dos enfermeiros e dos médicos, achem um caminho para solucionar o caso. Não estou discutindo o mérito, mas o que não pode acontecer é a população ficar prejudicada. São duas categorias de profissionais de grande importância para a sociedade. A nova decisão, que revoga a liminar impedindo os enfermeiros de atuar, e que os devolve à situação anterior, preserva o cidadão.”,comentou Samuca.

 

O Conselho Nacional de Saúde criticou a liminar que poderia prejudicar a efetividade do atendimento na Atenção Básica e no pré-natal de baixo risco, atrasando ou inviabilizando exames essenciais. “Tenho um enorme admiração pelos médicos e pelos enfermeiros, assim como todos os profissionais da saúde. Mas preciso pensar na população que precisa ser atendida de forma rápida e eficiente na rede de saúde. Agora teremos tempo para conversar e dialogar visando o cidadão”, acrescentou o prefeito.

 

O Cofen ingressou na ação 1006566-69.2017.4.01.3400, movida pelo CFM contra União Federal, e apresentou pedido de reconsideração da liminar para salvaguardar o atendimento de Enfermagem à população. O recurso foi aceito. A solicitação de exames de rotina e complementares é consolidada no Brasil desde 1997, quando foi editada a Resolução Cofen 195/97 (em vigor), contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência à Saúde da população brasileira.

 

SecomVR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444