Prefeitura de Volta Redonda participa do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti

 

 

 

Ações da Secretaria Municipal de Saúde serão no bairro Água Limpa, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e do Saae-VR

 

     A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através das secretarias municipais de Saúde e de Serviços Públicos, com o apoio do Saae-VR, participa do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti, organizado pelo Ministério da Saúde,  que acontece em todo o Brasil, neste sábado (dia 13), de 8h às 16h, no bairro Água Limpa. A ideia desta ação é mobilizar moradores no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika.

     As atividades ficarão concentradas no bairro Água Limpa, onde se registra o maior número de casos notificados de dengue em residentes no município. Entre as 8h e 16 horas, os agentes de endemia da Vigilância Ambiental e funcionários da limpeza urbana da SMSP, estarão percorrendo ruas da localidade recolhendo materiais inservíveis que possam acumular água, servindo de criadouros do mosquito. Para reforçar os trabalhos serão colocados ainda sete caminhões para coleta de entulho e uma retroescavadeira. Todo esse serviço será realizado por cerca de 70 funcionários que receberão o apoio da associação de moradores. As atividades deverão também receber o reforço de um carro de som, que estará convidando a população a aderir à mobilização contra o mosquito transmissor destas doenças.

INFESTAÇÃO – De acordo com o último LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegytpi), o bairro Água Limpa registrou índice de infestação de 4,6% - considerado de alto risco - percentual bem acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. A maior parte dos criadouros do mosquito continua sendo encontrada dentro das residências, com 39,3% das ocorrências em pratos e vasos de plantas, e 21,7% em depósitos fixos (calhas, ralos e sanitários em desuso).

     “A ação “Volta Redonda Unida Contra o Mosquito” reforça a importância de que todo o cidadão deve disponibilizar 10 Minutos por semana, dentro de sua residência, eliminando focos do mosquito causador da dengue, chikungunya e zika”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, lembrando que este mosquito pode matar e também causar microcefalia nos bebês em formação. A secretária reforçou ainda que quinzenalmente será cumprida uma agenda de atividades, envolvendo diversos setores do Governo Municipal, com ações em  localidades da cidade, obedecendo critérios de maiores índices de infestação do mosquito e de casos  notificados da doença. 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.