Volta Redonda Unida Contra o Mosquito tem segunda edição em todos os bairros da cidade

Mobilização popular contou com a participação de equipes da SMS, funcionários da PMVR, voluntários e diversas entidades

 

        Moradores de diversas localidades da cidade aderiram à segunda etapa da mobilização popular Volta Redonda Unida Contra o Mosquito, realizada pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta quinta-feira (dia 4). A ação, que aconteceu entre 8 e 11 horas, em todos os bairros da cidade,  contou com o apoio dos demais setores do Governo Municipal e membros da comunidade.

       A mobilização popular Volta Redonda Unida Contra o Mosquito, que será mantida no calendário de atividades de rotina da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, tem como meta visitar casa à casa  orientando moradores sobre a importância de se eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, que também transmite o chikungunya e o zika vírus, sendo este responsável pelos inúmeros casos de nascimento de bebês com microcefalia.  

       Um dos bairros que aderiu em peso este evento foi a Vila Brasília, onde as atividades contaram com o apoio de lideranças comunitárias, integrantes do grupo Falcões de Aço e Motoclube. Todos animados ao som de uma Banda de Música, composta pelos próprios moradores da localidade. A iniciativa do Poder Público Municipal agradou a aposentada Aparecida Finoti, de 68 anos, moradora do bairro Vila Brasília, há mais de 38 anos. Ela acredita que a medida deverá sensibilizar a comunidade a evitar o descarte inadequado de lixo e entulho, facilitando o surgimento de criadouros do mosquito. A aposentada que, teme a doença, foi categórica ao afirmar que somente será possível vencer a dengue se a população contribuir.

        “As pessoas precisam fazer a parte delas, senão não vai adiantar”, comentou dona Aparecida, mostrando que diariamente limpa o quintal da casa onde vasculha e elimina qualquer possibilidade de foco do mosquito da dengue.

        Opinião semelhante tem dona Laurita de Castro de 83 anos, também moradora do bairro. Ela conta que, embora não tenha quintal na casa, procura eliminar todos os vestígios de lixo ou utensílios que possam servir de criadouros do mosquito na casa, pois a exemplo da vizinha, ela também teme a doença. E dona Laurita vai mais longe: fala que teme pelas grávidas por conta do zika vírus.

       “Isso é muito preocupante e as pessoas precisam se conscientizar sobre esse assunto”, comentou a moradora do bairro, avaliando que uma das formas de se eliminar o mosquito é evitar depósitos de lixo nas ruas e em quintais. A preocupação das aposentadas é constata pelo último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti), onde detectou-se que a maior parte dos criadouros do mosquito continua sendo encontrada dentro das residências, com 39,3% das ocorrências em pratos e vasos de plantas e 21,7% em depósitos fixos (calhas, ralos e sanitários em desuso).         

BOA NOTICIA – Apesar disso, segundo a médica veterinária e coordenadora da Vigilância Ambiental da SMS, Janaina Soledad, as ações da Mobilização Popular vem surtindo efeito positivo e a comunidade já está aderindo a campanha contra o mosquito da dengue.

         “Percebemos em relação à semana passada que, hoje, conquistamos um número maior de pessoas nas ruas, percebemos ainda que a população está mais receptiva, interessada em nos ajudar e uma preocupação com a doença e com as formas de se evitar a proliferação deste mosquito”, afirmou Janaína. A secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, acredita que esta mobilização popular no combate aos criadouros do Aedes aegypti deverá ganhar respaldo, ainda maior, da população, e falou da importância desta iniciativa para a prevenção da dengue, zika e chikungunya, além da realização da Campanha 10 Minutos Salvam Vidas, que deve ser realizada, semanalmente, nas residências, trabalho, como também em espaços públicos e de convivência, entre outros. 

         O prefeito Antônio Francisco Neto ressaltou a união de vários setores da cidade na mobilização popular para o combate ao mosquito.

         “Volta Redonda parou e se uniu para combater o mosquito. Foi uma mobilização sem precedentes, mas não podemos parar nessas ações. Cada um deve fazer a sua parte em casa, para que juntos possamos reverter essa situação, que é muito preocupante”, afirmou o prefeito.

         A ação foi realizada em outros bairros, como o Vila Rica/Tiradentes, onde o aposentado Maurício Mesquita de Souza, destacou a importância da mobilização. “Essa campanha é muito importante para que a população se conscientize, pois tem muita gente que não está levando a sério esse problema. Aqui em casa, por exemplo, minha esposa já tirou há muito tempo os pratinhos das plantas e ficamos atentos a todos os lugares da casa”, disse. No bairro Roma, a manicure Silvana Aparecida de Souza Oliveira, afirmou que a conscientização é o mais importante para que a população ajude no combate ao Aedes aegypti.

        “Essa campanha vai ajuda, e muito, para que as pessoas que ainda não tomaram consciência do que o mosquito pode causar, tenha mais cuidado em sua casa. Aqui tomamos cuidados diários: fechamos os ralos todos os dias, olhamos o recipiente que fica atrás da geladeira que retém a água do descongelamento, fechamos os vasos sanitários e já nem temos plantas mais. É preciso que cada um faça a sua parte”, pontuou.

         O evento desta quinta-feira teve como ponto de encontro as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), além dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). A primeira etapa deste evento aconteceu na última sexta-feira dia 29 e contou com apoio da Câmara Municipal, associações comerciais, além do sindicatos, AAP-VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda).

        Ainda participam: CSN, Hospital Vita e Falcões de Aço Motoclube, entre outros. Alunos de 56 escolas da rede municipal e cerca de 30 da rede estadual participarão desta edição da mobilização. A primeira vez que a ação foi realizada foi na sexta-feira (dia 29 de janeiro).

 

                                 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.