Ação Volta Redonda Unida Contra o Mosquito será realizada nesta quinta-feira (dia 4)

Mobilização acontecerá em todos os bairros da cidade, de 8h às 11h, com envolvimento de diversas entidades e da população

 

     A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza na manhã desta quinta-feira (dia 4), a segunda etapa da mobilização popular Volta Redonda Unida Contra o Mosquito. A ação acontece das 8h às 11h, em todos os bairros da cidade, e contará com o apoio dos demais setores do Governo Municipal, membros da comunidade e entidades como Câmara Municipal, associações comerciais, sindicatos, AAP-VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda), CSN, Hospital Vita e Falcões de Aço Motoclube, entre outros. Alunos de 56 escolas da rede municipal e cerca de 30 da rede estadual participarão desta edição da mobilização. A primeira vez que a ação foi realizada foi na sexta-feira (dia 29 de janeiro).

    O ponto de encontro são as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), além dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). Durante a Mobilização Popular, agentes de endemias da Vigilância Ambiental visitam casa a casa, orientando moradores sobre a importância de se eliminar focos do mosquito da dengue, que também transmite o chikungunya e o zika vírus, sendo este responsável pelos inúmeros casos de nascimento de bebês com microcefalia. 

    A Mobilização Popular Contra a Dengue será mantida no calendário de atividades de rotina da Prefeitura Municipal, enquanto os índices de infestação pelo Aedes aegypti apontarem percentuais acima do estipulado pelo Ministério da Saúde, que prevê 1%. De acordo com o último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti), detectado em Volta Redonda, foi de  4%. A maior parte dos criadouros do mosquito continua sendo encontrada dentro das residências, com 39,3% das ocorrências em pratos e vasos de plantas e 21,7% em depósitos fixos (calhas, ralos e sanitários em desuso).

 

    A secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, ressalta ainda a importância da mobilização popular no combate aos criadouros do Aedes aegypti para a prevenção da dengue, zika e chikungunya, além da Campanha 10 Minutos Salvam Vidas, realizada, semanalmente, nas residências, trabalho, além de espaços públicos e de convivência, entre outros. 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.