Bandeira

A BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA

 

A bandeira do Município de Volta Redonda foi idealizada pelo Dr. Miguel Barroso do Amaral. Acompanhando, essencialmente, o pensamento do poeta Guilherme de Almeida, autor do brasão da Cidade do Aço, o ilustre projetista conseguiu relatar simples e claramente, desde a origem, a história econômica do nosso Município.

Assim, vemos a primeira riqueza da antiga Volta Redonda, simbolizada nas listas brancas e amarelas, representativas do Rio Paraíba, - listas brancas - que proporcionavam toda a grandeza desse imenso vale, concretizando-se, mercê do trabalho de seus habitantes, em riquezas crescente - oito listras amarelas.

Encontramos no retângulo negro, composto em um dos cantos superiores da bandeira, sobre a qual ressalta um feixe de raios amarelos, a imagem perfeita da nossa economia atual, a dinamização da indústria pesada que faz de Volta Redonda um dos mais importantes centros da América do Sul, hoje conhecido do mundo inteiro.

Com esta descrição entendemos que, os dois símbolos - brasão e bandeira – se completam, caracterizando de forma marcante a destinação histórica do Município de  Volta Redonda.

A Bandeira Municipal foi instituída pela Deliberação nº 164, de 30-12-1957.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444