• images/slider/01.jpg
  • images/slider/03.jpg
  • images/slider/04.jpg

Sala de Apoio à Amamentação do Hospital São João Batista recebe certificado do Ministério da Saúde

 

Unidade recebeu selo do programa Mulher Trabalhadora que Amamenta; só 15 dos 215 bancos de leite do Brasil receberam certificado

 

         A Sala de Apoio para funcionárias que amamentam, no Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista, recebeu do Ministério da Saúde nesta terça-feira (dia 9) o certificado do programa Mulher Trabalhadora que Amamenta, realizado em conjunto com o Ministério do Trabalho. Dos 215 Bancos de Leite Humano de todo o Brasil, cadastrados no Ministério da Saúde, somente 15 receberam o certificado, entre eles o de Volta Redonda.

         A Sala de Apoio promove, protege e apoia o aleitamento materno das mulheres que se tornaram mães e continuam atuando no mercado de trabalho, como explicou a coordenadora do Núcleo de Pesquisa do HSJB, Márcia Figueira Canavez.

“No nosso caso, as funcionárias que estão no plantão fazem a coleta, no horário reservado para isso, e armazenam o leite, na Sala de Apoio. No final da jornada, elas levam este leite para casa e quando deixam a criança na creche, no dia seguinte, deixam o leite coletado para a criança”, afirmou. A coordenadora do Banco de Leite Humano, Tatiane Lúcio Chaves Campos, destacou que as Salas de Apoio existem em diversas instituições, públicas e particulares, e existe uma série de critérios que devem ser obedecidos para se obter a certificação.

         “O programa exige três condições para a certificação: a licença maternidade de 180 dias, o direito à creche e o direito a frequentar sala de apoio à amamentação no local de trabalho”, disse Tatiane, que acrescentou: “As salas de apoio existem em empresas, hospitais, diversos lugares. As pessoas passam por uma capacitação e se tornam multiplicadores”.

         O diretor geral do SAH (Serviço Autônomo Hospitalar), Sebastião Faria, destacou que o Banco de Leite Humano existe há 13 anos, mas passou por uma reformulação em 2009.

 

         “O Hospital São João Batista tem o título de Hospital Amigo da Criança desde 2002, e nós damos muita a este título. Em 2009, quando assumi o SAH, uma das primeiras ações foi reformular o Banco de Leite Humano, com novas instalações e estrutura. Nós temos muito orgulho de incentivar a amamentação entre as nossas funcionárias e de fornecer o leite humano para quem precisa. É um trabalho feito com muita competência pela equipe do Banco de Leite Humano”, apontou Faria.

   

 

Hospital São João Batista 

Rua Nossa Senhora das Graças, nº 275 - São Geraldo | CEP: 27253-610 

Tel: (24) 3339-4242 | (24)3339-4250 | (24) 3345-4444 Ramal: 222 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.