União de órgãos de segurança vai combater eventos ilegais

Na manhã desta sexta-feira, dia 8, representantes de órgãos de segurança e de setores da Prefeitura de Volta Redonda estiveram reunidos no Palácio 17 de Julho para discutir sobre os eventos que são realizados no município, mesmo sem terem autorização. Estiveram presentes o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa; o comandante do 28º BPM, tenente coronel Marcos Vinícius; o delegado da Polícia Federal, Elias Escobar; o delegado e titular da 93ª DP, Antonio Furtado; o capitão do Corpo de Bombeiros, Anderson Cardoso; além de representantes do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Fazenda, bem como da Vigilância Sanitária.

Foi decidido que será criada uma força tarefa, com um representante de cada uma dessas instituições, com o objetivo de se reunir toda semana e trocar informações sobre os eventos que estão sendo preparados para acontecer na cidade, principalmente durante os fins de semana. Já nessa reunião ficou decidido que um encontro nacional de som automotivo, que seria realizado neste domingo, dia 10, na Casa de Portugal, não será permitido, uma vez que os organizadores não obtiveram o “nada a opor” de todos os órgãos, exigido por força do decreto estadual 39.355/2006, entre outras providências. 

De acordo com o major Luiz Henrique, “os organizadores, mesmo sem obterem as autorizações de todos os órgãos, continuam realizando as festas e passando por cima da decisão das autoridades, colocando em risco as pessoas que frequentam esses locais. Sem contar com as denúncias de tráfico e consumo de drogas e de bebidas alcoólicas por menores de idade, aliciamento desses menores e segurança interna, que não seja comprovada legalmente”, disse ele, acrescentando que “não queremos acabar com os eventos na cidade, mas sim dar um fim às festas ilegais e clandestinas, onde a preocupação com a segurança não existe”, garantiu. 

Os eventos são tratados como se fossem festas particulares (de aniversário), sendo que muitos ocorrem em sitios particulares, e a divulgação feita quase que exclusivamente pelas redes sociais. “A força tarefa vai monitorar as redes sociais, descobrir cada um dos eventos e tomar as precauções antecipadamente, realizando um trabalho preventivo, onde a população sempre saia ganhando”, afirmou o major. Todas as resoluções - de como a força tarefa agirá -, tiveram o apoio dos presentes, com a decisão unânime de que “a ação será contundente e recorrente, na medida em que essas festas forem se repetindo”. Nas festas clandestinas, há a cobrança de ingresso, em que as bebidas são liberadas e incluídas no preço, mas tudo é feito para parecer uma festa de aniversário comum. A presença do Conselho Tutelar, nos dias de realização dessas festas, também foi cogitada na reunião.  

Com a deliberação de já barrar o encontro nacional de som automotivo no próximo domingo, ficou definido também que “as ações das forças de segurança serão de maneira profilática e preventiva, pois é a melhor saída”, ressaltou o comandante da GMVR. Para burlar a fiscalização, os organizadores apresentavam às autoridades policiais, na porta dos locais de realização, os protocolos de entrada dos pedidos de autorização, como se fossem as autorizações propriamente ditas. “Por isso é muito importante que estejamos sabendo com antecedência do que vai acontecer, para evitar que tenhamos de coibir no dia da festa. Para isso, vamos nos desdobrar e monitorar as redes sociais”, concluiu o major Luiz Henrique.  

 

Guarda Municipal de Volta Redonda 

Rua Alexandre Polastri Filho, nº 10 - Ilha São João | CEP: 27251-970

Tel: (24) 3339-9301 | Email: gmvr@voltaredonda.rj.gov.br