GMVR auxiliará a Polícia Civil na entrega de intimações

Uma reunião realizada no dia 4 de setembro, na 93ª DP, no bairro Aterrado, entre o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, e o delegado titular Antonio Furtado, firmou uma parceria entre as duas instituições, que agilizará o trabalho da Delegacia, através da entrega de intimações no município.

De acordo com o major Luiz Henrique, “tivemos uma reunião na semana passada e o delegado Furtado me indagou se poderíamos ajudá-lo com a entrega das intimações, em casos com menor potencial ofensivo. Firmamos a parceria, logicamente com o aval do prefeito Antônio Francisco Neto, que foi consultado sobre o assunto em uma outra reunião, também com a presença do delegado Furtado”, contou ele. Ficou acordado hoje, que o inspetor Valdo ficará encarregado de pegar as intimações, todas as terças e quintas-feiras. Ele terá um prazo de 10 dias para dar o retorno.

O serviço terá início nesta terça-feira, dia 10. Segundo o delegado Furtado, “já temos pelos menos umas 30 intimações que a Guarda Municipal poderá começar a entregar. Para facilitar o trabalho do GM, dividiremos os documentos por bairros, sempre preservando a integridade do guarda, por isso serão reservadas apenas as que tiverem menor potencial ofensivo, que são a maioria dos atendimentos na 93ª DP, como por exemplo, calunia, difamação e ameaças, ficando os mais graves a cargo dos policiais”, esclareceu.

O delegado disse ainda que pesquisou recentemente e descobriu que essa parceria já existe em outras cidades. “O policial tem que fazer a ocorrência e ainda entregar as intimações, que acaba afastando-o da Delegacia e contribuindo para a demora no atendimento diário e no desenrolar da ocorrência propriamente dita”, afirmou acrescentando que o trabalho pode ser aperfeiçoado com o tempo, quando poderão ser feitas as adaptações necessárias.

Para o major Luiz Henrique, “essa agilidade na entrega das intimações pode até contribuir para diminuir a prática de ilícitos, uma vez que acaba com a sensação de impunidade, evitando que aquela pessoa possa vir a cometer algo mais grave ainda”, ressaltou. Segundo o delegado, o número de intimações é de acordo com a quantidade de ocorrências e, muitas vezes, “leva-se até três meses para que todas as intimações referentes a uma ocorrência possam ser entregues, dependendo de quantas pessoas estejam envolvidas no caso”, esclareceu ele acrescentando que, com a ajuda da GMVR, “vamos aumentar a velocidade das respostas e resolver mais rapidamente as ocorrências”, salientou. 

 

Guarda Municipal de Volta Redonda 

Rua Alexandre Polastri Filho, nº 10 - Ilha São João | CEP: 27251-970

Tel: (24) 3339-9301 | Email: gmvr@voltaredonda.rj.gov.br