GMVR inicia nesta quinta o esquema de final de ano

GMs e PMs vão reforçar a fiscalização, com o objetivo de aumentar a segurança

 

         A partir desta quinta-feira, dia 8, a Guarda Municipal de Volta Redonda dá início à Operação de Fim de Ano, com o reforço de agentes nos principais e mais movimentados corredores comerciais da cidade, trabalhando a fluidez do trânsito e a segurança dos cidadãos. Um dos trailers da corporação ficará posicionado na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, funcionando 24h e fazendo o monitoramento no local, que é muito procurado nesta época.

Para evitar os delitos e melhorar o fluxo e a mobilidade aos consumidores que lotam os centros comerciais, a Guarda Municipal irá destinar o efetivo maior para esses locais. O ônibus de monitoramento do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) continuará na Av. Amaral Peixoto, no Centro. Ele possui câmeras que têm giro de 360 graus e que mantém a via e os estabelecimentos do comércio sob vigilância 24h por dia. 

         Uma viatura da GMVR vai ficar baseada no final da Av. Paulo de Frontin com a Av. Integração, no bairro Aterrado, como complementação na segurança e que funcionará como uma base fixa, oferecendo orientação a todos que a procurarem. Há ainda o remanejamento de agentes que estão em outros setores para atuar diretamente nos centros comerciais comumente mais lotados. O Ciosp também vai participar, através do monitoramento dessas áreas comerciais e qualquer anormalidade detectada pelas câmeras, será imediatamente repassada ao agente que está próximo do local da ocorrência.  

- Foi criada uma Patrulha Noturna, composta por dois guardas municipais e um policial militar, que ficará fazendo rondas específicas, com o objetivo de coibir o roubo/furto de estabelecimentos do comércio. As ações integradas entre a GMVR e a PM passaram a ser uma marca e sentimos a necessidade de criar mais esse serviço, pois houve alguns arrombamentos nas últimas semanas e, como sabemos que o comércio se abastece mais no fim de ano, a intenção é realizar a segurança preventiva e atuar nos flagrantes – salientou o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

         Ainda de acordo com o major Luiz Henrique “a fiscalização do parquímetro continuará com reforço. E a UGC (Unidade de Guarda Comunitária) vai priorizar as rondas pelos centros comerciais menores, como é o caso do Santo Agostinho e Retiro, por exemplo”, salientou ele. A operação começa nesta quinta-feira e vai até o dia 31 de dezembro.

- A melhoria na mobilidade é uma das competências do município, fazendo com que as calçadas estejam desobstruídas para a livre circulação, garantindo qualidade na acessibilidade, principalmente daqueles que necessitam de cuidados especiais. Para garantir o direito de ir e vir dos consumidores durante as compras de fim de ano, a GMVR realizou algumas reuniões recentemente, envolvendo o comando, os inspetores e supervisores, quando foram definidas as estratégias – afirmou o comandante.

 

Parceria com o comércio

Por isso tudo, a Guarda Municipal faz um apelo aos empresários do setor logístico em geral, para que ajudem a corporação a manter as calçadas livres de quaisquer obstáculos que possam impedir a mobilidade do pedestre, evitando que ele tenha que descer e transitar pela rua, correndo o risco de ser atropelado. “Pedimos para que os comerciantes exponham sempre produtos até o limite entre a loja e o passeio público”, explicou o comandante.

 

         Volta Redonda está, a cada ano, mais disputada pelos consumidores de outros municípios, que escolhem a cidade para fazer as compras de fim de ano. Com um comércio forte, atuante e cheio de novidades, a cidade recebe milhares de pessoas à procura dos bairros mais atraentes e que oferecem excelentes oportunidades de boas compras. “Por isso, a parceria entre comerciantes, Guarda Municipal e as forças de segurança é primordial para termos mais um ano de saldo positivo para todos”, concluiu o major Luiz Henrique. 

Guarda Municipal de Volta Redonda 

Rua Alexandre Polastri Filho, nº 10 - Ilha São João | CEP: 27251-970

Tel: (24) 3339-9301 | (24) 3339-9300 | Ouvidoria: (24) 3339-9292 | Email: gmvr@epdvr.com.br