Bloco da Vida faz ajustes finais para o Carnaval 2013

Bloco da Vida faz ajustes finais para o Carnaval 2013

Maior bloco da Terceira idade do Brasil prepara desfile com 1,5 mil integrantes

        Costureiras, cortadores, arrematadeiras, chapeleiras e aderecistas trabalham a todo vapor no barracão do Bloco da Vida, no bairro Retiro, para concluir a confecção das fantasias e preparação dos carros alegóricos para o Carnaval 2013. O trabalho envolve cerca de 40 profissionais que serão responsáveis por vestir os 1,5 mil componentes do bloco, que é considerado o maior bloco de Carnaval dedicado às pessoas da Terceira Idade do país. A coordenadora do bloco, Fátima Martins, diz que a equipe foi reforçada para dar conta de todo o trabalho. 
       

 

       “Todos vêm trabalhando até altas horas para concluir as fantasias, inclusive, como o espaço aqui no barracão é pequeno, nós terceirizamos alguns serviços e distribuímos em nove pólos, e com isso estamos gerando renda para mais pessoas”, disse a coordenadora, frisando que assim a produção das peças é agilizada. “A nossa preparação é durante todo o ano, mas quando o Carnaval se aproxima, o trabalho aperta mais. Vale à pena a população ir a Ilha São João para assistir o desfile, que será magnífico, pois o bloco, que foi criado em 1999, está completando 15 anos e faremos uma apresentação especial com surpresas, alegria e cores. As idosas vão debutar na avenida”, brincou Fátima. 

 

        Todos os materiais – muitos são reaproveitados dos carnavais anteriores – são comprados nas mesmas lojas em que compram as escolas do grupo especial do Rio de Janeiro. “Tudo é custeado pela Prefeitura de Volta Redonda, sem nenhuma despesa para quem desfila. Nós procuramos economizar muito, mas com a criatividade dos profissionais que trabalham conosco e os voluntários, conseguimos fazer um desfile de luxo”, orgulha-se.

 

       O enredo para o Carnaval 2013 é “Vem pra avenida dançar com o Bloco da Vida” e o samba foi escolhido através de um concurso realizado no mês passado no Memorial Zumbi. Com este tema, o bloco vai destacar os diversos estilos de danças brasileiras. “Xaxado, reisado, quadrilha, caboclinho, frevo, samba, e até o balé clássico são algumas das danças que iremos mostrar ao público. Sem dúvida será um desfile emocionante”, afirmou o carnavalesco Paulo Bernardo. Ele explicou ainda que haverá a fantasia Baile de Debutantes e a Quadrilha da Terceira Idade da Secretaria de Ação Comunitária (Smac) será destaque nas danças folclóricas.

 

       “A quadrilha é muito bem ensaiada e vai unir o samba com a festa de São João. Claro que as fantasias vão ter o brilho que o carnaval pede. Tudo está harmonioso”, empolgou-se.
O carnavalesco disse ainda que, além da produção das fantasias, há uma equipe empenhada em preparar os cinco carros alegóricos, em outro barracão do Bloco da Vida, no bairro Aero Clube. 

 

       “Muitas esculturas dos carros nós adquirimos de escolas de samba do Rio e aqui nós fazemos as adaptações”, disse. Além dos carros, a estrutura do bloco é composta por uma comissão de frente, 11 alas, 50 destaques e a bateria com 80 componentes, que será regida por uma mulher.  “Junto com o Aílton Lino e o Luizinho Coquinho estamos procurando fazer um trabalho muito concentrado para levar o melhor Carnaval, tanto para a Terceira Idade, quanto para o público. Todos estão bem afinados”, afirma a mestre Clarete, dos Meninos do Batuque. 

 

       O prefeito Antônio Francisco Neto ressaltou que o Bloco da Vida oferece a oportunidade de brincar e desfilar no Carnaval para muitas pessoas que não tiveram a chance quando eram jovens. 

 

       “O Bloco da Vida é um orgulho para todos nós. A melhor idade merece todo o nosso carinho, pois foi ela que construiu a nossa cidade e eles são um grande exemplo para nós. Muito obrigado às pessoas que coordenam e preparam o desfile. O Bloco da Vida é um grande espetáculo que as pessoas não podem perder”, disse o prefeito, confirmando a sua participação na bateria do bloco tocando tamborim. 

 

       HISTÓRIA – O Bloco da Vida nasceu em 1999 para homenagear os idosos de Volta Redonda – homens e mulheres que ergueram a cidade – dando-lhes uma grande opção de lazer. Uma idéia do jornalista Oscar Cardoso resultou naquilo que há de mais brasileiro: o Carnaval. No primeiro ano desfilaram na Ilha São João 300 foliões, hoje já são mais de 1,5 mil participantes, a maioria participante dos programas voltados para a Terceira idade oferecidos pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias municipais de Ação Comunitária e de Esporte e Lazer.

        Todos os anos, um CD é produzido com a música campeã escolhida através do concurso do samba enredo. O bloco não concorre com as outras agremiações e desfila no sábado e na terça-feira de Carnaval, na Ilha São João.  E para quem viajar no Carnaval, haverá ainda outra apresentação no dia 23 de fevereiro, sábado, na Vila Santa Cecília. O Carnaval de Volta Redonda tem entrada franca e começa no dia 9 de fevereiro.

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444