Furban

Fundo Comunitário de Volta Redonda

 

     

          O Fundo Comunitário de Volta Redonda, popularmente conhecido como Furban foi fruto da organização e da luta dos posseiros de Volta Redonda, apoiados pela Igreja Católica, pela Comissão de Direitos Humanos e pela Comissão de Posseiros Urbanos. Ressaltamos que o Furban é uma autarquia que foi pensada de baixo para cima, ou seja, uma autarquia pensada e elaborada pela população posseira.


          Criado em 1993 com o objetivo de concretizar os anseios da comunidade posseira, o Fundo Comunitário de Volta Redonda, Fuban, vem nestes 11 anos exercendo varias atividades a fim de melhorar a qualidade de vida deste publico alvo.
         

         Tratando-se de situação de extrema carência, iniciamos os trabalhos pela melhoria física dos locais habitados irregularmente, onde se verificou a necessidade de serviços essenciais tais como: drenagem pluvial, contenções em escória-cimento, muros mistos, cortinas atirantadas e pavimentações dos logradouros e servidões dos 174 núcleos de posse.


          A visita à área pelos técnicos, confecção do projeto, execução do orçamento, licitação, acompanhamento e fiscalização da obra, medição da mesma e finalmente o pagamento, são atividades desenvolvidas pelos técnicos do FURBAN, que por estarem integralizados e no mesmo espaço físico tornam o órgão extremamente ágil.

 

Serviços

 

           Atualmente os serviços de engenharia desenvolvidos estão voltados em sua grande maioria na manutenção das áreas urbanizadas e na construção de áreas de lazer e de quadras poliesportivas, hoje não se restringindo nosso trabalho somente aos núcleos de posse, pois atuamos em todo Município.


           Paralelamente as obras, iniciou-se o cadastramento de campo, visitando todas as habitações, cadastro este que se encontra 95% digitalizado.


           Fornecemos também autorização ao SAAE-VR em nome da PMVR, para que o mesmo execute a ligação de hidrômetros nas habitações edificadas nas áreas verdes de Volta Redonda, transferências de cadastro e vistorias, quando solicitadas pela população.


           Iniciou-se também a implantação e desenvolvimento do projeto de educação ambiental, com o incentivo à criação de hortas caseiras, a coleta seletiva de lixo e a produção de hortaliças para as famílias engajadas, proporcionando a geração de renda.


           Recentemente foi implantado o Escritório de Arquitetura Popular com o abjetivo de assessorar a confecção de projetos de reforma e construção de casas em áreas de posse.


           Nestes anos, de existência do Furban, constatamos que o povo conhece as necessidades do lugar onde mora. E também, que quando há uma equipe técnica que sabe trabalhar com o povo é possível realizar as aspirações da população com êxito e ao mesmo tempo colaborar no desenvolvimento da cidadania do povo, especialmente dos excluídos."

 

 

Titular da Autarquia

Marco Antônio Faria Marques

 

 

Localização


Praça Sávio Gama, n°63 - Aterrado

CEP: 27295-620

Tel: (24)3345-2001 / (24)3347-4619 / (24)3345-4444 / Ramal 283

Fax: (24)3345-2001 / Ramal 114

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444