Palácio 17 de Julho recebe iluminação azul pela Semana do Autismo

        

        A Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais (Apadem), com o apoio da Prefeitura de Volta Redonda, realiza de 01 a 07 de abril, a 4ª Semana do Autismo de Volta Redonda.  O tema deste ano é “Com a Lei, Volta Redonda vai Além” e neste período acontecerão eventos no zoológico municipal, Teatro Gacemss e no auditório da Universidade Federal Fluminense e na Praça Brasil.   

 

        De acordo com a programação, no primeiro dia de atividades, segunda-feira, dia 01º, todos os monumentos públicos, inclusive o Palácio 17 de Julho, receberão uma iluminação com luz azul pela Semana do Autismo.    

 

        No dia 02, terça-feira, Dia Mundial do Autismo, toda a atenção será voltada para eles com a atividade manhã animada, às 9 horas,  no Zoológico Municipal.  Na quarta-feira, dia 03, no Teatro Gacemss, será exibido o filme Temple Grandin e um debate para tirar dúvidas sobre o autismo com a fonoaudióloga Érica Lacerda.

 

        Uma palestra e mesa redonda sobre a Lei do Autismo será realizada na quinta-feira, dia 04, no auditório da UFF com a bacharel em direito, Bárbara Parente, e a ativista da causa autista, Berenice Piana. No penúltimo dia de atividades, todos estão convidados para assistir duas palestras também no auditório da UFF, a partir de 8h30min, com a neuropediatra Carla Gikovate e a mestre em psicologia social, Isabel Moura.  

 

        A semana será encerrada no dia 07 de abril, domingo, com uma caminhada que marca a comemoração pela Lei 12764/12 (Lei Berenice Piana) – O Brasil precisa conhecer o autismo. O evento contará com a participação das pessoas envolvidas na causa, pais e amigos.  (acompanhe abaixo a programação detalhada).

      

 

Volta Redonda – respeito pelos autistas

 

        Em Volta Redonda, os autistas do município recebem total apoio da prefeitura. A Escola Especializada Dayse Mansur, localizada no bairro Jardim Paraíba, considerada a primeira escola pública para autistas da América Latina, atende a 61 alunos com idade até 15 anos. Nesta escola, eles são alfabetizados, fazem educação física na academia de ginástica, têm aulas de música, treinam na cozinha experimental, assistem a vídeos e têm acesso à informática.

 

        Ao completarem 16 anos, os alunos são transferidos para o SEMEIA – Sítio Escola Municipal Espaço Integrado do Autista Thereza Chicarino, localizado no bairro São Luiz, onde realizam diariamente mais de 20 atividades adaptadas.  Todos os alunos são alfabetizados, têm acesso à informática, frequentam academia de ginástica e fazem exercícios na quadra de esportes.  Também fazem passeios sociais como idas a supermercados e mostram talento e criatividade em uma oficina de artes.  No Sítio Escola, eles ainda contam com horta e cozinha modelo.

 

        Os autistas do município também têm acesso à equoterapia (terapia com cavalos) e, além dos instrutores de montaria, são orientados por psicólogos e fisioterapeutas.  Na área de saúde, eles têm atendimento especializado através do Centros de Atendimento Psicossocial (Caps).  São duas unidades, uma na Vila Mury, que atende crianças e adolescentes e outra no Jardim Belvedere, dedicado aos adultos.  

 

        Além das escolas especializadas, Volta Redonda insere nas escolas da rede municipal cerca de 600 alunos portadores de deficiência, inclusive os autistas.  O trabalho da Apadem também entra nesta rede de serviços e é considerado um trabalho relevante dedicado aos autistas e seus familiares.  Para visualizar todos estes serviços oferecidos pela prefeitura assista o vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação Social da PMVR clicando aqui.  

 

Programação completa da Semana do Autismo:

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444