Mulheres revolucionárias de Volta Redonda são homenageadas em livro

       Dentro da programação do mês dedicado às mulheres, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPPM) fez nesta terça-feira, dia 26, no auditório da prefeitura, o lançamento do livro "Mulheres de Volta Redonda – a Trajetória de Mulheres Revolucionárias”. Este livro faz parte do Projeto "Participação Feminina no Espaço do Poder", que foi realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) no ano passado e o lançamento do livro representou a conclusão do projeto.

        

        De acordo com a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Glória Amorim, somente no ano passado cerca de 300 mulheres foram capacitadas pelos cursos desenvolvidos no projeto. “Foi um grande debate para preparar as mulheres para enfrentar as dificuldades do dia a dia”, disse. Referindo-se ao livro, Glória ressaltou que ele homenageia 10 mulheres batalhadoras que dedicaram a maior parte de suas vidas à luta pela conquista de maior espaço para as mulheres da nossa sociedade.

 

       “Elas foram escolhidas de forma democrática por tudo que representam e pelo belo exemplo de vida a ser seguido. Leiam o livro e vejam como as homenagens são justas. E quem não conhece estas mulheres, verá que a cidade teve grandes guerreiras”, disse a secretária. 

 

       O secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, disse que Volta Redonda é referência no trabalho de assistência social e dispõe de inúmeros serviços em defesa e proteção às mulheres. “Nós temos 31 CRAS que oferece um trabalho social para todos e em especial às mulheres”, disse Munir, que aproveitou para parabenizar o escritor Sérgio Vieira pela pesquisa e edição do livro.

 

       O prefeito Antônio Francisco Neto agradeceu aos parentes das personalidades por terem permitido à homenagem no livro. “Volta Redonda é o que é hoje graças a estas mulheres. Esta é a lembrança mais justa que o município poderia prestar a estas mulheres batalhadoras. Trabalhamos para respeitar os direitos de todos os cidadãos”, disse Neto, destacando que 30 % do seu secretariado são formados por mulheres.  

 

       Também estiveram no lançamento, a deputada Estadual, Inês Pandeló, a presidente da Câmara Municipal, América Tereza, a representante do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Vera Lúcia Carvalho, o vereador Jari de Oliveira, familiares das homenageadas, entre outros convidados.

 

       Ao final do evento, foi exibido um filme institucional (assista aqui o vídeo) , que também fez parte do projeto, apresentando os serviços de Volta Redonda oferecido às mulheres e distribuído aos familiares e convidados exemplares do livro. A emenda ao orçamento do Estado para financiar o projeto é de autoria da ex-deputada estadual Cida Diogo. Os interessados em adquirir o livro podem contatar a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, na Rua 552, nº 46, bairro Jardim Paraíba. 

 

 

As mulheres homenageadas no livro são:

 

01 – Maria da Conceição Dias (Lilia)

02 – Glória Roussin Guedes Pinto

03 – Orsina Prado de Castro

04 – Lecy Fernandes de Souza

05 – Deiva Ramphini Rebello

06 – Etelvina Lacerda do Nascimento

07 – Irmã Assunção

08 – Drª Paula Hérica Rocha de Azevedo

09 – Wanda Machado da Silva

10 – Maria Perpétua Bragança

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444