Subprefeitura do Retiro completa um ano de funcionamento

        A Subprefeitura do Retiro completou na quinta-feira (dia 21) um ano de funcionamento com resultados positivos.  Instalada na Avenida Antônio de Almeida, o órgão municipal atende a mais de 90 mil moradores do Retiro e bairros próximos.  De acordo com o coordenador da Subprefeitura, Maurício Monteiro, o maior ganho para os contribuintes foi contar com vários serviços da prefeitura mais perto da casa deles.          

 

       “Para muitos, a prefeitura no Aterrado fica distante e aqui todos têm a comodidade de serem atendidos mais perto com inúmeros serviços essenciais”, disse Maurício, ressaltando que toda a equipe vem trabalhando para implementar novos serviços para a população. “Através de um convênio como Ministério do Trabalho, estamos também emitindo a carteira de trabalho, evitando mais uma vez que os moradores do Retiro precisem ir ao Aterrado para fazer o documento”, explica o coordenador, destacando que outros projetos estão em andamento.        

 

       “Em uma parceria com o Detran/RJ, vamos emitir também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e carteira de identidade (RG), através de um convênio com a Universidade Federal Fluminense (UFF) prestaremos assessoria jurídica  gratuita com mais de 30 profissionais e junto com o Sistema FIRJAN teremos projetos nas áreas educacional, cultural, esportiva e lazer” antecipou Monteiro.
        

 

        O coordenador também comemora o número de atendimentos feitos desde a inauguração. “Atendemos mais de 14.700 pessoas neste um ano de funcionamento, o que representa uma média de 1225 atendimentos por mês”, relata, dizendo que o objetivo maior da subprefeitura é estar sempre à disposição dos moradores.         

 

         O órgão municipal possui 11 guichês com serviços oferecidos por secretarias e autarquias municipais.  A Secretaria Municipal de Fazenda, por exemplo, disponibiliza a retirada de guias para pagamento de ISS, emissão de alvarás e certidões, carnês do IPTU, atividades econômicas e dívida ativa.  Além de uma sala do empreendedor para que a população possa abrir o próprio negócio e atendimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae VR) como a retirada de segunda via de conta de água e outros serviços. Há também um guichê da secretaria municipal de Ação Comunitária (Smac) para informações de serviços sociais desenvolvidos pelo município.           

 

        O investimento para montar a subprefeitura foi de R$ 300 mil, incluindo obras civis, mobiliário, computadores, aparelhos de ar-condicionado, entre outros equipamentos.  O funcionamento da Subprefeitura do Retiro é de segunda a sexta-feira, 8h às 18h, com intervalo de almoço em alguns setores.       

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444