Implantação do Bilhete Único está dentro do cronograma, aponta Suser

         O processo para a implantação do Bilhete Único municipal em Volta Redonda deve estar finalizado até dezembro deste ano, de acordo com o presidente da Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários), engenheiro Paulo Barenco, responsável pelo projeto. Barenco afirmou que todas as ações previstas estão dentro do cronograma.
         “O cronograma para a implantação do Bilhete Único municipal está sendo cumprido desde janeiro. A empresa que ganhou a licitação para fazer as pesquisas necessárias começou a fase de diagnóstico no dia 1º de fevereiro, e a pesquisa de campo foi iniciada no dia 12 de março. A próxima etapa será a atualização e aferição dos dados já existentes, que termina em maio, e uma audiência pública para mostrar estes resultados deve ser feita a partir de junho”, explicou o presidente da Suser. A empresa vencedora da licitação foi a Logitrans Logística, Engenharia e Transportes Ltda. O contrato é de cerca de R$ 120 mil, com duração prevista de quatro meses, sendo encerrado em junho.
De acordo com Barenco, a validação dos resultados já existentes – feitos em uma pesquisa anterior – é necessária por causa do aumento da frota de veículos na cidade.
         “Uma pesquisa de origem e destino, bem mais extensa, com 16 mil entrevistas, foi feita entre 2006 e 2007. Mas de lá para cá, a frota de veículos da cidade aumentou em cerca de 40%, e a de coletivos em torno de 10%. Por isso é necessária a atualização e aferição dos dados”, apontou o presidente da Suser, explicando que a nova pesquisa tem o objetivo específico de aferir a taxa de ocupação do sistema de transporte coletivo municipal. “Vamos confirmar os dados a partir daí modelar o novo sistema de transporte coletivo”.
         Barenco salientou ainda que existem aspectos jurídicos que devem ser analisados para a formatação do edital de licitação, e a apresentação do resultado á sociedade. “Tudo está sendo feito dentro do programado, com muita transparência”, afirmou.
PESQUISA – A pesquisa de campo terminou na sexta-feira passada (dia 15). Os pesquisadores foram contratados pela empresa Logitrans a partir do banco de empregos da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), de egressos do programa Projovem Adolescente.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444