Carnaval 2013 do Bloco da Vida está no Zélia Arbex; em julho, durante evento católico, no Estádio da Cidadania, bloco desfilará para jovens estrangeiros

        O prefeito Antônio Francisco Neto inaugurou na noite desta quinta-feira (dia 28) a mostra “Bloco da Vida Carnaval 2013”, no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília. A exposição reúne 25 fantasias completas, chapelaria, adereços de mão e 150 fotografias, que dão uma amostra do que o maior bloco da terceira idade do Brasil mostrou na Ilha São João neste ano. Parte do enredo “Vem pra avenida dançar com o Bloco da Vida” vai animar os foliões que visitarem a galeria, que funciona diariamente, das 10 às 19h, até o dia 17 de março.
        

        Neto iniciou o discurso de abertura da exposição agradecendo aos componentes do bloco, que estavam lá representados pela rainha de bateria Arly Abdala, Linda Jabour – que também falou no vernissage em homenagem ao prefeito – e outros, à coordenadora do grupo Fátima Martins, a Paulo Afonso, do Banco da Cidadania e a José Eduardo Resende, seu assessor direto, além do carnavalesco do Bloco da Vida, Paulo Bernardo, a quem ele parabenizou pela superação a cada ano por conta da beleza das fantasias.
        

        DESFILE – Após os agradecimentos pela beleza e animação do Carnaval 2013, Neto anunciou um novo desfile do Bloco da Vida ainda neste ano. No dia 17 de julho, dia do aniversário de Volta Redonda, o município receberá cerca de cinco mil jovens estrangeiros no Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira para evento da Jornada Mundial da Juventude. E o desfile do Bloco da Vida será uma das atrações. “Tenho certeza que vamos encantar os visitantes e os voltarredondenses que também estarão no estádio acompanhando os jovens, que serão recebidos em suas casas durante a JMJ”, acredita o prefeito.
        

        Ainda prestigiaram a inauguração da exposição do Bloco da Vida, a mãe do prefeito Neto, dona Munira Arbex; o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Fernando Aureliano; além de representantes da ONG Arte em Todo Lugar, que levaram as crianças especiais, que também desfilaram na última ala do Bloco da Vida, que representava a “Festa dos 15 Anos”.
        

        A MOSTRA – No Espaço das Artes Zélia Arbex está parte do enredo “Vem pra avenida dançar com o Bloco da Vida”, que levou para a Ilha São João diversos tipos de dança do Brasil e mundo, além de promover um grande baile de debutantes na avenida, já que o bloco comemorou 15 carnavais. Xaxado, reisado, quadrilha, caboclinho, frevo, samba e até o balé clássico, através de Dom Quixote e Quebra Nozes, foram algumas das danças mostradas ao público.
        

        HISTÓRIA – O Bloco da Vida nasceu em 1999 para homenagear os idosos de Volta Redonda – homens e mulheres que ergueram a cidade – dando-lhes uma grande opção de lazer. Uma idéia do jornalista Oscar Cardoso resultou naquilo que há de mais brasileiro: o Carnaval. No primeiro ano desfilaram na Ilha São João 300 foliões, hoje já são mais de 1,5 mil participantes, a maioria participante dos programas voltados para a Terceira Idade oferecidos pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias municipais de Ação Comunitária e de Esporte e Lazer.
 

        Todos os anos, um CD é produzido com a música campeã escolhida através do concurso do samba enredo. O bloco não concorre com as outras agremiações e desfila no sábado e na terça-feira de Carnaval, na Ilha São João.  E para quem viajar no Carnaval, haverá ainda outra apresentação no dia 23 de fevereiro, sábado, na Vila Santa Cecília. O Carnaval de Volta Redonda tem entrada franca e começa no dia 9 de fevereiro.

 

        

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444