Bloco da Vida leva dança do Brasil e do mundo para avenida

        Com o enredo “Vem pra avenida dançar com o Bloco da Vida”, o maior bloco de Carnaval da Terceira Idade do país, com 1,5 mil componentes, leva para a Ilha São João diversos tipos de dança do Brasil e mundo. O Bloco da Vida desfila as suas dez alas, bateria, quatro carros e destaques de chão no sábado (dia 9) e na terça-feira (dia 12), sempre por volta das 21h. Em 2013, os foliões da Terceira Idade também promovem um grande baile de debutantes na avenida, já que o bloco comemora 15 carnavais.
        

        “Xaxado, reisado, quadrilha, caboclinho, frevo, samba e até o balé clássico são algumas das danças que iremos mostrar ao público. Sem dúvida será um desfile emocionante”, afirmou o carnavalesco Paulo Bernardo. Ele explicou ainda que haverá a fantasia Baile de Debutantes e a Quadrilha da Terceira Idade da Secretaria de Ação Comunitária (Smac) será destaque nas danças folclóricas.
        

        A coordenadora do bloco, Fátima Martins, deu mais detalhes sobre as alas e adiantou que a comissão de frente vem de “Partitura de Notas Musicais”; a tradicional Ala das Baianas não irá faltar; a Ala da Quadrilha terá como destaques o casal de noivos e o padre; os 80 componentes da bateria vem de malandros do samba carioca e serão regidos por uma mulher, a Clarete, junto com o Aílton Lino e o Luizinho Coquinho. A bateria do Bloco da Vida ainda conta com a participação do prefeito Antônio Francisco Neto, que todos os anos desfila tocando tamborim.
        

        Ela ainda citou a Ala do Xaxado, com o casal Lampião e Maria Bonita como destaque; a Ala dos Caboclinhos; as alas dos balés de repertório, Dom Quixote e Quebra Nozes; e as duas alas em homenagem aos quinze anos do Bloco da Vida. O Grande Baile e a Festa de 15 Anos. Também haverá quatro carros alegóricos com composições e destaque central. “A Dança no Mundo” será o carro abre alas; ainda haverá o “Nordeste em Festa”; o Balé de Repertório” e o “Festa de 15 Anos”, que trará o bolo de aniversário do Bloco da Vida.
 

        HISTÓRIA – O Bloco da Vida nasceu em 1999 para homenagear os idosos de Volta Redonda – homens e mulheres que ergueram a cidade – dando-lhes uma grande opção de lazer. Uma idéia do jornalista Oscar Cardoso resultou naquilo que há de mais brasileiro: o Carnaval. No primeiro ano desfilaram na Ilha São João 300 foliões, hoje já são mais de 1,5 mil participantes, a maioria participante dos programas voltados para a Terceira Idade oferecidos pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias municipais de Ação Comunitária e de Esporte e Lazer.
 

        Todos os anos, um CD é produzido com a música campeã escolhida através do concurso do samba enredo. O bloco não concorre com as outras agremiações e desfila no sábado e na terça-feira de Carnaval, na Ilha São João.  E para quem viajar no Carnaval, haverá ainda outra apresentação no dia 23 de fevereiro, sábado, na Vila Santa Cecília. O Carnaval de Volta Redonda tem entrada franca e começa no dia 9 de fevereiro.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444