Smac retoma abordagens sociais sistemáticas à população de rua

        A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) retoma a partir desta segunda-feira (dia 4) as abordagens sociais sistemáticas à população adulta em situação de rua. A diretora do Departamento de Proteção Especial da Smac, Denise de Carvalho, serão montadas tendas itinerantes em pontos da cidade onde a incidência de pessoas em situação de rua é maior.
        

        “Nós vamos montar as tendas alternadamente em locais como as imediações da Chaminé, embaixo do Viaduto Nossa Senhora das Graças, no Aterrado, na Avenida Amaral Peixoto, embaixo do Viaduto Heitor Leite Franco, e na Praça Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília”, afirmou Denise, ressaltando que as abordagens terão o apoio de técnicos do Centro POP, que é referência no município para adultos em situação de rua. “Essas equipes irão oferecer informações para a população em geral, com a distribuição de panfletos explicando quais os serviços municipais disponíveis para a população de rua, e em paralelo farão as abordagens para os usuários em situação de rua”, disse a diretora, ressaltando que as tendas itinerantes irão funcionar de 2ª a 6ª feira, de 9h às 17h, em locais alternados.
        

        Denise explicou ainda que as pessoas em situação de rua abordadas durante a ação serão encaminhadas pelos técnicos do Centro POP para a rede assistencial do município.
        

        “As pessoas abordadas serão encaminhadas para o CAPS AD (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas) – já que a maior parte da população em situação de rua, cerca de 80%, tem problemas com álcool ou drogas - ou para os CAIS (Centro de Atendimento Intermediário de Saúde) Aterrado ou Conforto, para passar por uma avaliação de saúde”, afirmou a diretora, completando: “Para aqueles que querem voltar para casa é oferecida alimentação e pernoite, até que a família seja contatada. No caso dos munícipes de Volta Redonda, eles vão para o Albergue Seu Nadim, e no caso dos migrantes, eles são encaminhados para o abrigo do SOS (Serviço de Obras Sociais)”. Denise salientou ainda que a Smac possui o Serviço de Orientação ao Migrante, que funciona na Rodoviária Francisco Torres. “No caso dos migrantes, caso a pessoa queira, é oferecida passagem de volta para o lugar de origem”.        
 

        FAMÍLIA - A diretora DO Departamento de Proteção Especial explicou que na maior parte dos casos as pessoas em situação de rua perderam os vínculos familiares e da comunidade, muitas vezes por causa do envolvimento com álcool ou drogas.
        

        “No caso dos munícipes de Volta Redonda, nós buscamos a família, através da assistência social, e procuramos resgatar os vínculos familiares, oferecendo ainda tratamento e acompanhamento”, disse Denise, que fez uma ressalva: “É muito importante salientar que essas pessoas, quando perdem os vínculos familiares por causa do álcool e das drogas, passam por um processo lento e doloroso até chegarem ao ponto de ir viver na rua. Eles não são vagabundos ou preguiçosos, eles são pessoas doentes e que precisam de ajuda e tratamento. O vício em álcool e drogas é uma doença, isso tem que ficar muito claro”.
        

        Para aqueles que têm dificuldades para aderir ao tratamento, a Smac oferece o programa Cuidador de Praça – Cultivando o Futuro.
 

        “O que procuramos com este projeto é inserir no mercado de trabalho pessoas dependentes químicas em situação de rua e que não aderem ao tratamento. O projeto ensina técnicas de jardinagem e depois eles seguem para o Caps AD para tratamento, recebendo meio salário mínimo para participar do projeto”, explicou Denise.
 

        Ela afirmou ainda que a população pode ajudar de diversas formas, mas principalmente não deve dar esmolas para quem está em população de rua.
 

        “A esmola fixa as pessoas na rua, é muito prejudicial a atitude de dar dinheiro. A maioria das pessoas em situação de rua têm casa e temos condições de fazer um trabalho para que elas retornem ao convívio familiar”, disse Denise, que acrescentou: “As pessoas podem procurar nossos serviços como o Albergue Municipal ou o Serviço de Orientação ao Migrante, na rodoviária”. Os telefones de contato destes locais são: Albergue Municipal Seu Nadim – 3347-7178; Serviço de Orientação ao Migrante (Rodoviária Francisco Torres) – 3339-8154; e Departamento de Proteção especial da Smac – 3339-9565 ou 3339-9567.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444