SMS convoca população para reforçar campanha Contra a Dengue

        Com o objetivo de intensificar o combate ao Aedes aegypti, principalmente diante das últimas chuvas que favorecem o aumento dos locais de reprodução do mosquito transmissor da dengue, evitando casos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde convoca a população a aderir, de forma sistemática, à campanha 10 Minutos Contra a Dengue. A ação consiste em inspecionar e eliminar dos imóveis, semanalmente, os possíveis criadouros do Aedes aegypti.
      

     “Com essa simples medida, inserida no cotidiano das pessoas, iremos interromper o ciclo de vida do mosquito e evitar o adoecimento pela dengue”, esclarece a secretária de Saúde, Suely Pinto, ressaltando que o cenário atual na região é de mobilização e enfrentamento. “O posicionamento consciente da população, aliado as ações desenvolvidas pelo poder público, é de suma importância neste momento para evitarmos o risco de propagação da doença”, completa.

RESULTADO do LIRAa - O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano, realizado em Volta Redonda de 07 a 12 de janeiro, foi de 2,2%  que, segundo o Ministério da Saúde, representa situação de alerta. O objetivo do LIRAa é identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação do município, além de direcionar as ações de controle para as áreas mais críticas.

        Nos bairros identificados com índices elevados de infestação as ações de controle começaram a acontecer desde o último dia 15 de janeiro, imediatamente após o resultado do LIRAa. Nestas ações os agentes comunitários de saúde das Unidades de Saúde da Família e as equipes de agentes de endemias da Vigilância Ambiental orientam a comunidade para a eliminação dos criadouros, além da realização do tratamento químico dos depósitos do mosquito.

        As localidades já trabalhadas foram o Retiro (Estrada Engenheiro Francisco Sabóia Barbosa Filho) e Santa Rita de Cássia. Atualmente, as equipes estão atuando nos bairros Minerlândia, São Lucas, Santa Inês, São Cristovão, São Carlos, Ponte Alta e Jardim Ponte. A circulação do carro de Ultra Baixo Volume (UBV) foi outra medida adotada para suspender a transmissão da doença nestas localidades.
        “Outros índices de infestação apontados pelo LIRAa, também são preocupantes, estão  nos pratos e vasos de plantas, com 42,6%; seguido de materiais inservíveis (lixo), com 18,5%; pneus, com 15,8%; depósitos para armazenamento de água, com 8,9%, ralos, calhas e sanitários em desuso com 8,2%; bromélias com 5,5% e caixas d’água abertas ou mal tampadas, com 0,7%”, explica Suely Pinto, enfatizando que a parceria da população é indispensável para a prevenção da dengue no município.
Smartphone - O projeto Monitora Dengue, lançado pela Secretaria Estadual de Saúde, também será implantado em Volta Redonda. O projeto, que irá contemplar várias cidades do estado do Rio, prevê a distribuição de smartphones aos agentes de endemias para a elaboração de mapas da situação de cada área do município, visando o maior direcionamento das ações de controle do mosquito e enfrentamento da doença, garantindo a atualização das informações quase em tempo real.
        “Essa nova tecnologia será uma aliada importante ao trabalho já realizado no município no decorrer do ano, principalmente no verão”, avalia a secretária de Saúde, frisando que em 2013 já foram notificados 128 casos suspeitos de dengue em Volta Redonda, sendo 10 confirmados por exames laboratoriais.

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444