Neto dá posse à Coordenadora Municipal de Prevenção às Drogas; objetivo é salvar vidas e afastar os jovens do uso de drogas

        O prefeito de Volta Redonda,  Antonio Francisco Neto, deu posse na manhã de hoje, quinta feira, 28, a médica e ex vereadora Neuza Jordão como titular da recém criada Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas, um órgão público importante  para o município, que vai executar políticas públicas de prevenção às drogas, priorizando as crianças e adolescentes. A solenidade de posse e implantação da coordenadoria despertou um grande interesse de representantes de sindicatos, igrejas, comércio, associações diversas e órgãos da sociedade que lotaram o auditório do Palácio 17 de Julho. 
 

        A iniciativa do prefeito em “sair na frente na região com a decisão de buscar uma solução para cuidar de jovens que precisam de orientação,  visando evitar ou sair das drogas,  foi elogiada por todos os presentes ao evento. O prefeito Neto garantiu que todo o apoio será colocado a disposição da nova coordenadoria sob a direção da médica Neuza Jordão: “Os resultados positivos virão porque, com certeza, a Neuza Jordão fará um grande trabalho, ela e sua equipe, a quem agradeço por ter aceitado trabalhar com a gente. Muito nos honra. Hoje é um dia muito feliz para o poder público e o município de Volta Redonda”, enfatizou Neto.
 

        O prefeito destacou a capacidade da coordenadora  e ex vereadora que vai desenvolver um trabalho em que a sociedade voltaredondense está junto com ela para que tudo dê certo no objetivo de  “salvar muitas vidas” com a política de prevenção às drogas, que será uma referência para outros municípios: “Pode contar com a gente, com o vice prefeito Paiva(Carlos Roberto) que daremos todo o apoio a você e sua equipe para salvar muitas vidas”, reafirmou Neto. Entre outros discursos, a presidente do COMUDA-Conselho Municipal de Políticas Públicas para Drogas e Álcool, Maria Luiza Arantes; a vereadora América Teresa(presidente da Câmara Municipal), o vereador Sidney Dinho(PSC), o Vice Carlos Roberto Paiva, a professora doutora da UFRJ Rita Cavalcanti, a nova coordenadora Neuza Jordão.
 

        A coordenadora Neuza Jordão disse que a prevenção significa chegar antes, elaborar um estudo, um diagnóstico para identificar as drogas e os usuários para desenvolver a política de prevenção. ”Volta Redonda sai na frente como referência na região ao criar a Coordenadoria de Prevenção às Drogas. É um desafio para a nossa responsabilidade, que nos mobiliza para chegar e enfrentar o problema. Volta Redonda é uma referência do bem, de comprometimento e de cidadania. Agradeço ao prefeito Neto pela sua sensibilidade e juntos vamos trabalhar para salvar vidas”, prometeu Neuza.  A coordenadoria vai funcionar no Aterrado, no mesmo prédio da JUCERJA e Coordenadoria de Indústria e Comércio, e terá um telefone 0800 para contatos.
 

        Apoio geral - Paiva afirmou que a cidade conta com uma forte rede comunitária de serviços e de assistência, uma câmara municipal interessada em participar do processo de soluções, citando que as drogas são um problema nacional, maior que o município, mas que a cidade deu um passo importante para enfrentar o problema com a implantação do órgão de políticas públicas de prevenção, instrumento para resgatar e proteger os jovens contra o uso de drogas.  América Teresa, presidente da Câmara, elogiou a lei que aprovou a Coordenadoria de Políticas Públicas de Prevenção às Drogas,  e contou o seu drama pessoal e familiar. Ela disse que sofreu o problema na pele,  dentro da própria família, para afastar o filho, vitima do uso de drogas. Acredita no sucesso da nova coordenadoria. 
 

        A vereadora relatou a sua luta, viajando quilômetros para ir a Belo Horizonte(MG) e encontrar uma clínica especializada, onde o filho ficou internado 9 meses para se recuperar. America Teresa citou também o caso de uma mãe que a procurou na Câmara para tirar a filha do uso de crack.  O ex policial militar e vereador Sidney Dinho, ressaltou que “estava muito feliz com a criação da coodenadoria” porque isso mostrou que o prefeito Neto e a cidade de Volta Redonda comprometidos em investir na área de prevenção às drogas. Ele frisou que durante 22 anos como policial nas ruas conviveu com os problemas que a droga causa para as famílias com jovens viciados. O conselheiro tutelar Rodney de Souza Oliveira disse que a criação da coordenadoria é um compromisso de defender as crianças e adolescentes da cidade, afastando-os do uso de drogas. 
 

        Entre os presentes no auditório da PMVR, o superintendente executivo da UNIFOA, Eduardo Prado representando a reitora e o presidente da UNIFOA, Dauro Aragão; Edson Ribeiro e Denize Ferreira da Pastoral da Solidariedade da Cúria Diocesana, professora e doutora Rita Calvacanti(UFRJ); Luzia Quintino da Pastoral da Saúde; Fatima Cardoso(coordenadora da Ong Ideais), Ilma Ribeiro Tavares do grupo de assistência familiar Nara Noon, Suely Casado (psicóloga da Ong Ideais).

 

        Outras pessoas presentes: Haroldo Fernandes( coordenador de Indústria e Comércio e representante da Jucerja), Jose Eli(Sindicato dos Metalúrgicos), Gloria Amorim(Secretaria de Políticas Públicas), Denise Alvarenga(Smac), Dra. Angela Guidorene(Secretaria Municipal  de Saúde), vereador Fernando Martins; Levi Moreira Freitas( Sind. Comércio Varejista), Fernando Almeida(Secretário Municipal de Governo), Luiz Carlos Sarkis(assessor legislativo), professor José Eduardo, Hudson Oliveira(assessores do prefeito), representantes das associações de moradores.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444