Feira de Educação e Carreira segue até domingo

Feira de Educação e Carreira segue até domingo

Feira, que tem apoio da prefeitura, visa estimular a empregabilidade, desenvolvimento de carreira, o pensamento crítico e criativo

 

O vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária Maycon Abrantes, abriu na noite de quinta-feira, dia 19, a 1ª Feira de Educação e Carreira de Volta Redonda, no Pavilhão da Ilha São João. O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Volta Redonda e é realizado pela Associação Comercial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap), vai até domingo, dia 22. Segundo os organizadores, estão programadas, 100 palestras, 20 oficinas e oito workshops nos quatro dias de evento. Tudo voltado para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até universitários, além de profissionais que queiram buscar um aperfeiçoamento na carreira.

“Esse é um momento único e temos que abraçar iniciativas como essa. A feira é uma oportunidade para os jovens. Nossa cidade, que tem tantas universidades, escolas e cursos técnicos, não poderia deixar de abrigar um evento como esse”, disse Maycon destacando que a feira vai ao encontro das propostas do governo municipal.

“As ações do poder público estão voltadas também para os jovens, para que tenham uma oportunidade de emprego. Estamos pensando no futuro deles e, eventos como este, incentivam na tomada de uma decisão tão difícil: a escolha da profissão. Além disso, estamos empenhados em gerar empregos para que eles não precisarem sair da cidade”, disse vice-prefeito de Volta Redonda.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Joselito Magalhães destacou a importância da feira: “A primeira e grande decisão que temos na vida é a escolha da profissão e muitos jovens perdem tempo no processo de escolha, pois querem seguir a mesma profissão dos pais. Faltava em Volta Redonda um evento como esse, para nortear esses estudantes. Agora ela fará parte do calendário da cidade. Vamos fazer uma avaliação dessa edição e pensar nas próximas”, disse o secretário.

 

A feira, que acontece entre os dias 19 e 22, de quinta-feira a domingo, na Ilha São João, já é considerada a maior do ramo em todo interior do Estado do Rio de Janeiro, reunindo mais de 50 expositores. A previsão é que cerca de 30 mil pessoas passem pelo local nos quatro dias de evento.

E não são apenas adolescentes que estão em busca de oportunidades. Anderson Oliveira, de 43 anos, foi ver as novidades do evento em busca de uma oportunidade de emprego e atualização profissional. “Acho importante esses eventos para os jovens da nossa cidade terem um direcionamento sobre o mercado de trabalho e acaba que pessoas, como eu, que estou em busca de recolocação profissional, também se atualizam”, afirmou.

Segundo a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Andrade, o evento é uma excelente iniciativa para que as instituições de ensino, público e privada, apresentem à comunidade em geral e em especial aos estudantes, o trabalho que realizam, bem como oferecer aos jovens oportunidades para aprender e discutir sobre inovação, tecnologia e mercado, para que conheçam as diferentes ofertas disponíveis na região.

“A feira conta com uma vasta programação que inclui ações de formação, workshops, seminários e palestras, além dos stands de diversas instituições de ensino, dentre eles o da secretaria municipal de Educação que teve a oportunidade de apresentar à população os trabalhos inovadores realizados nas unidades de ensino fundamental nas áreas de ciências, tecnologia e robótica”, explicou a secretária municipal de Educação, enfatizando que “Este é um marco importante para os jovens do município e região sul fluminense por ser um espaço favorável para geração de oportunidades e o surgimento de novos talentos”.

A secretaria de Educação, que está com estande na feira, mostrando os trabalhos realizados, incentivará os alunos a participarem das palestras e oficinas. Do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, Volta Redonda tem mais de 10,5 mil estudantes matriculados, divididos em 18 unidades escolares municipais. A secretaria municipal de Ação Comunitária (Smac) também estará na feira, com um estande voltado para o cadastramento de currículos.  

Fórum das Universidades

Criado pelo prefeito Samuca Silva, a feira também é um resultado das reuniões do Fórum das Universidades, que reúne seis instituições de Volta Redonda: UFF, Unifoa, UBM, FASF, UGB e IFRJ, além do poder público municipal. 

“Já é uma realidade que Volta Redonda é uma cidade universitária, com mais de 20 mil acadêmicos. Temos um excelente capital intelectual. Não vejo como, por exemplo, o município contratar uma empresa de fora para elaborar projetos que podem ser realizados pelos nossos acadêmicos”, comentou Samuca Silva. 

Museu da Tecnologia

A primeira amostra do primeiro Museu de Inovação e Tecnologia será realizada durante a feira. Esse museu também é uma ideia do prefeito Samuca Silva e está na fase de capitação de recursos com a iniciativa privada. Quando sair do papel, o museu será a primeira da América Latina e, atualmente, existem apenas dois no mundo: um nos Estados Unidos e outro no Reino Unido. 

“É a história da computação. São as primeiras máquinas de informática e tudo funcionando perfeitamente. Um colecionador ofereceu 300 unidades para criar o museu em Volta Redonda. Estamos buscando recursos com a iniciativa privada”, contou Samuca Silva. 

Por Fátima Santos com fotos de Geraldo Gonçalves – SecomVR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444