Hospital São João Batista realiza mais uma captação de órgãos

Hospital São João Batista realiza mais uma captação de órgãos

Pelo menos sete pessoas serão beneficiadas 

   

O Hospital São João Batista, em Volta Redonda, realizou na noite desta quarta-feira, dia 18, a segunda captação de órgãos deste ano. Após a família da doadora, que faleceu de AVC, autorizar a captação, uma equipe médica do PET (Programa Estadual de Transplantes) veio de helicóptero do Rio de Janeiro para realizar a cirurgia, juntamente com a equipe do HSJB. Foram captados o fígado, dois rins e duas córneas.

“É um gesto muito humano da família que autoriza a doação dos órgãos do ente querido, nós agradecemos este gesto. E para quem recebe é uma vitória imensa, pois a fila de espera por um transplante é enorme. Volta Redonda já é uma referência na captação de órgãos e tecidos, por isso a cada dia nos preocupamos em oferecer capacitações e atualizações para nossos profissionais”, disse o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto.

Conforme informou a diretora do hospital, Elizangela Aparecida da Silva, com esta captação, pelo menos sete pessoas serão beneficiadas. “Por exemplo, cada par de olhos ajuda até quatro pessoas, pois as escleras vão para dois receptores e as córneas vão para outros dois”, disse.

Atualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 34,5 mil pessoas aguardam por algum tipo de transplante. Só no Rio de Janeiro são mais de 2,3 mil pacientes na fila. O Hospital São João Batista faz parte da CIHDOTT (Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos), portanto está apto a realizar captação de órgãos.   

“Nossas equipes de saúde recebem capacitações constantes sobre o processo de captação. Assim, temos mais profissionais aptos a esclarecer como as pessoas podem ser doadoras, como identificar os pacientes de morte cerebral e as maneiras legais de abordar as famílias, oferecendo o devido suporte psicológico. Assim, podemos salvar mais vidas”, disse o diretor médico do HSJB, José Geraldo de Castro Barros.

 

Como e quem pode doar órgãos?

O primeiro passo é informar à família sobre a vontade de ser doador de órgãos, mesmo assim a família será abordada antes e receberá os devidos esclarecimentos sobre o processo de captação. Em caso de morte cerebral, todos os órgãos e tecidos, saudáveis, podem ser doados. Também existe a possibilidade de doar alguns órgãos em vida: um rim ou um pedaço do fígado, por exemplo. 

 

Por Simone Freitas, com fotos de Evandro Freitas / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444