Tarde da Beleza é realizada em prol do Outubro Rosa

Tarde da Beleza é realizada em prol do Outubro Rosa

Academia da Saúde do Volta Grande III faz evento lúdico em torno da prevenção ao câncer ginecológico e de mama

 

Usuárias da Academia da Saúde, que funciona no Volta Grande III, e mulheres da comunidade participam na tarde esta quinta-feira, dia 19, do Encontro Outubro Rosa, na sede da unidade. O evento uniu palestra educativa sobre prevenção ao câncer ginecológico e de mama, cuidados com a beleza e workshop de maquiagem, além de um café da tarde compartilhado.

De acordo com Thaisa Rodrigues, moradora do Parque das Ilhas, foi uma maneira descontraída de divulgar a campanha Outubro Rosa. Ela estava buscando a filha Lorena, de um ano, na aula de balé, e foi convidada por uma das funcionárias a participar do evento.

“Gostei muito da palestra da enfermeira Aline. Ela explicou de maneira simples como identificar qualquer sintoma de doença sexualmente transmissível e também como fazer o autoexame das mamas. Uma grata surpresa para o dia de hoje”, disse.

Já Patrícia Soares, moradora do Volta Grande, que participa das aulas de alongamento na Academia da Saúde, assistiu à palestra e saiu apressada para buscar a filha na escola, com a preocupação de voltar a tempo para não perder a aula de maquiagem. “Quero aprender a ficar mais bonita no meu dia a dia”, comentou.

OUTUBRO ROSA – Apesar da descontração, o objetivo do evento, que teve como parceiros as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) dos bairros vizinhos e o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), era divulgar o Outubro Rosa.

“É importante que todas as mulheres dentro do público alvo da campanha procurem a unidade básica de Saúde mais próxima de sua residência ou a Policlínica da Mulher, no Aterrado, para solicitar os exames”, afirmou o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, acrescentando que o Outubro Rosa é voltado para mulheres entre 25 e 65 anos para o exame preventivo (papanicolau) e de 50 a 69 anos para mamografia.

O prefeito Samuca Silva, lembra ainda que, na última quarta-feira, dia 18, foi suspensa a liminar que impedia os enfermeiros de requisitarem o exame preventivo e que o atendimento está sendo realizado normalmente pelos profissionais nas unidades de saúde do município. “O mais importante é que a população seja bem atendida em nossas unidades e que os exames sejam realizados”, comentou.

 

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas – Secom/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444