Academia da Vida de Volta Redonda completa 15 anos

Academia da Vida de Volta Redonda completa 15 anos

Atualmente a unidade oferece cursos e atividades para 540 alunos da Terceira Idade

Cerca de 200 alunos da Academia da Vida Oscar Cardoso participaram nesta quarta-feira, dia 18, das comemorações pelo Dia Internacional do Idoso (1º de outubro) e pelos 15 anos de fundação da escola. O evento, que aconteceu na tarde de hoje, na sede da Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, na Vila Santa Cecília, reuniu muita música e diversão para os alunos da escola da Terceira Idade, conhecida como a sexta escola da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre).

De acordo com a diretora da Academia da Vida, Márcia Campos, a data não podia passar em branco. “Esse é um momento muito especial para todos da Academia da Vida. Afinal, estamos comemorando 15 anos de escola. Essa festa serve para brindar o que sentimos no dia a dia. É muito gratificante saber que a Academia melhora da qualidade de vida e autoestima dos nossos alunos, além de proporcionar a alegria do conhecimento. Aqui eles crescem intelectualmente”, disse a diretora.

Já para o próximo ano, mais idosos poderão participar da Academia da Vida. O presidente da Fevre, Eduardo Dessupoio, anunciou a abertura de uma turma adicional para 2018. “Estamos ampliando o número de turmas para que mais idosos possam ter a oportunidade de retomarem os estudos, o que aumento a autoestima e a qualidade de vida deles”, anunciou Eduardo.

Uma das alunas mais antigas da unidade, a dona Amélia Marilda Rocha Pinto, 72 anos, moradora do bairro Santa Cruz, tem muito a comemorar. “Tive uma depressão severa quando perdi meu marido e me indicaram a Academia da Vida. Hoje não sei mais viver sem estar aqui. Além de aprender coisas novas eu tenho o amor e o carinho dos meus colegas. Somos uma família. E isso não tem preço. Foi o que me salvou”, conta a aluna.

Há 15 anos a dona de casa Maria Inês Silvino de Campos, 74 anos, moradora do bairro Santo Agostinho, conheceu a Academia da Vida. “Minha prima me convidou para conhecer a escola e nunca mais saí. Logo nos primeiros dias me senti muito a vontade. Foi o divisor de águas na minha vida. De lá para cá me tornei outra pessoa. Sem contar com todo aprendizado que já tive aqui. A cada dia aprendo algo novo e tenho muito orgulho disso”, conclui a aluna.

Atualmente a Academia da Vida oferece a alunos com idade a partir de 60 anos aulas Alfabetização, Português Básico, Matemática Básica, Canto Coral, Teatro Amador, Curso Básico de Atualização na Terceira Idade (Português, Saúde, Mundo Contemporâneo, Informática e Arte), além de Cursos de extensão (Bem Viver na Terceira Idade, Mundo Contemporâneo II, Meio Ambiente, Inglês, Dinâmicas e Reflexões, Informática e Educação Financeira). Hoje, a unidade tem em torno de 540 alunos que utilizam as vagas oferecidas para a comunidade. Os frequentadores são divididos em 22 turmas nos turnos da manhã e tarde.

Por Fátima Santos com fotos de Geraldo Gonçalves / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444