Primeiro final de semana do ‘Tarifa Comercial Zero’ foi bastante movimentado

Primeiro final de semana do ‘Tarifa Comercial Zero’ foi bastante movimentado

População aprova ônibus e comerciantes acreditam que aumentarão as vendas

 

O primeiro fim de semana de circulação do ‘Tarifa Comercial Zero’ foi bem aproveitado pela população de Volta Redonda. O ônibus, 100% elétrico e com wifi liberado, não emite poluição. Pelas ruas, chamou a atenção. “Parece ser maravilhoso. Ainda não precisei andar nele, mas estou ansiosa para ver como é por dentro”, disse a comerciária Isabel Lima.

 

Ela ainda não andou, mas teve quem aproveitou o fim de semana para conhecer por dentro o ônibus que foi assunto na cidade, nos últimos dias. É o caso do senhor Antônio Rodrigues, que é aposentado. “É muito bonito mesmo e silencioso. Gostei muito porque o motorista anda numa velocidade constante e não fica naquele acelera e freia. Que no futuro tenhamos mais ônibus como este, que não polui o ambiente”, comentou.

                                

A dona de casa Rosilene Anderaus, usou o ônibus para ir ao mercado. Foi com o filho de 10 anos, que também queria conhecer o ônibus. “Eu achei maravilhoso. Tanta tecnologia sem a gente ter que pagar nada. É uma economia para a gente. No meu caso, seriam duas passagens de ida e volta, ou seja, posso comprar mais alguma coisa no mercado com essa economia extra”, afirmou Rosilene.

 

O ônibus faz, diariamente, seis viagens. Três na parte da manhã e outras três no período da tarde. Em média, cada percurso dura uma hora e meia, mas nesse período de teste, os motoristas têm percebido que o trajeto tem sido realizado em menos tempo. Nesse caso, o ônibus fica parado no seu ponto de origem, no bairro Retiro. Nesse momento, os moradores aproveitam para conhecer. “Eu não vou andar de ônibus agora não, mas pedi para entrar para poder ver e é maravilhoso. A prefeitura está de parabéns com essa novidade”, disse a dona de casa, Andreia Guilherme.

 

A família do senhor José Ricardo Gonçalves, que é assistente administrativo, também aprovou o ônibus. Eles saíram de casa, próximo à Amaral Peixoto, para fazer compras no bairro Retiro. “Deu tudo certo. Economizamos três passagens, chegamos do outro lado da cidade, fizemos tudo o que precisávamos e deu o tempo certinho para pegar o ônibus de volta. Foi excelente”, afirmou.

 

Dona Leci Gonçalves, esposa do José Ricardo, também ficou feliz com a novidade. “Agora posso ir a vários lugares para fazer minhas compras. Não preciso ficar presa a um só local, por causa da passagem”, disse.

 

“O primeiro fim de semana de teste foi um sucesso. A intenção é aquecer a economia, levando os consumidores aos principais centros comerciais da cidade, sem interferir nas linhas convencionais. Além disso, o veículo não provoca a poluição sonora e nem atmosférica”, enfatizou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.

 

Entenda o projeto

 

Inicialmente, um ônibus sem gases poluentes, com tarifa zero e que interliga os pontos comerciais da cidade, começou a circular na segunda-feira, dia 09, em fase de teste. Com capacidade para 27 pessoas sentadas e 57 em pé, além de espaço para deficiente físico, o ônibus com ar condicionado e wifi terá pontos específicos para embarque e desembarque nos bairros: Vila Santa Cecília, Aterrado, Retiro e Centro.

 

“Não serão utilizados os pontos de ônibus já existentes. Esse ônibus da Tarifa Comercial Zero vai utilizar pontos exclusivos, que já estão demarcamos, inclusive com horários diferenciados”, explicou o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva.

 

O objetivo do projeto é melhorar a mobilidade urbana e dar mais conforto aos passageiros, além de aquecer a economia nos pontos comercias, conforme informou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva. “Queremos que a população deixe o carro em casa para vir aos centros comerciais de ônibus elétrico. Neste período de teste, vamos calcular o tempo de corrida e quantidade de passageiros que utilizaram o ‘Tarifa Comercial Zero’”, afirmou o prefeito.

 

No país, Volta Redonda será o primeiro município que pode adquirir um ônibus elétrico para o transporte gratuito.

 

Por Thaissa Costa, com foto de Gabriel Borges – Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444