Festa da Criança é sucesso em Volta Redonda

Festa da Criança é sucesso em Volta Redonda

Atrações infantis na Ilha São João e no Zoológico Municipal atraíram mais de 45 mil pessoas

Malabaristas, cuspidores de fogo, equilibristas... Foi como mágica para o pequeno Gustavo, morador do Ilha Parque, que chegou com os pais e não tirava os olhos do circo. A tenda do Circo, logo no início da festa na Ilha São João fez sucesso. A primeira festa para celebrar o Dia das Crianças organizada pela prefeitura atraiu 30 mil pessoas nesta quinta-feira, dia 12, à Ilha São João. O evento foi completo, teve o caminhão da Brinquedolândia, Educação Ambiental sobre Rodas, teatro e diversos jogos e brincadeiras para as crianças.

A festa contou com a união de secretarias municipais como: Smac (secretaria de Ação Comunitária); secretaria de Meio Ambiente, que também realizou distribuição de mudas; Smel (secretaria de Esporte e Lazer); Cultura; e Saúde. Diversos secretários municipais foram prestigiar o evento e o prefeito Samuca Silva também fez questão de ir conferir.

“Que dia especial! As crianças são o futuro da nossa cidade e merecem nosso carinho e atenção. Uma festa linda promovida pelo poder público e que foi possível com a junção de forças de várias secretarias”, comentou o prefeito, entre um bate papo e outro com crianças e mães. “Ele é atencioso e mesmo eu perguntando coisas fora do tema da festa, ele me deu atenção e me tirou dúvidas. É isso que esperamos de um prefeito”,disse a dona de casa Eunice da Fonseca.

Quem também gostou da festa foi o pequeno Samuel. Aos três anos, se divertiu bastante com as brincadeiras organizadas pela Smel. “Brincando meu filho está aprendendo aqui um monte de coisas, como a vivência em grupo e a disciplina, porque toda brincadeira tem regras”, comentou orgulhoso o pai, Flávio Teodoro de Oliveira, que é coordenador de logística.

As crianças maiores preferiram participar do futsal, do tênis de mesa, vôlei e kickboxing, que aconteciam simultaneamente no ginásio da Ilha São João. Guilherme Matos, de 13 anos, veio do bairro Açude, em um ônibus cedido por uma viação da cidade. Ao todo, 96 crianças do bairro vieram nos dois ônibus cedidos pela empresa. “Eu estou adorando. Adoro jogar bola. Posso passar o dia aqui jogando que não canso”, disse.

 

Quem fez questão de acompanhar as crianças foi a dona de casa, também moradora do bairro Açude, Carmem Lúcia. “Vim para ver se a festa seria boa e estou adorando. A facilidade de vir sem pagar passagem ajuda muito e, dessa forma, pude dar um dia especial à minha filha”, acrescentou.

Durante a festa, pipoca e algodão doce estavam sendo distribuídos. A distribuição de água ficou por conta do Saae VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). A venda de cachorro quente e refrigerante a preço popular de R$ 2, e picolé a R$ 1,50 pela barraca montada pelas entidades Apada (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos); Associação Beneficente Evangélica e Casa Social Filhos da Luz, agradou ao público. “Vim com três crianças, meus filhos e meu sobrinho. Esses valores ajudam muito na economia. Também me senti muito segura aqui, com guardas municipais e vi também que tem posto médico. Uma festa completa”, reforçou a manicure Deyse Vitória Evangelista.

 

O Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Fundo para Criança e Adolescente, além de levarem bannersexplicativos, estavam fazendo pintura no rosto das crianças. O vice-prefeito e secretário municipal de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, enfatizou que a festa tem cunho social. “É importante que haja esse tipo de evento. Já atendemos nos bairros uma população carente e essa integração de pessoas, crianças e famílias é importante. É o papel do poder público ofertar isso”, acrescentou Maycon.

 

Zoológico Municipal recebeu excursões da Baixada Fluminense

 

Para Talita, de 10 anos, é tradição passar o Dia das Crianças no Zoológico. Mas, esse ano foi especial. “Eu vi um teatro e também participei da oficina de avião. Foi muito legal”, afirmou. Talita é de Volta Redonda, mas estava brincando com a coleguinha que havia acabado de conhecer, a Raphaela, também de 10 anos, que veio de Nova Iguaçu.

Ao todo, cinco ônibus e dois microônibus vieram de outras cidades especialmente para o Dia das Crianças no Zoo. A maioria dos excursionistas era de moradores da baixada fluminense. Para receber os 15 mil visitantes que passaram o dia no Zoológico, a administração do Zoo disponibilizou toda a equipe para trabalhar e ainda contou com o reforço de estagiários de Biologia e Veterinária, para que não faltasse nada nem aos animais e nem aos visitantes.

“Eu adorei o dia no Zoológico. Não conhecia aqui e toda a minha família adorou. Tem muitos brinquedos para as crianças, lugar para a gente almoçar, sombra das árvores e um contato maravilhoso com a natureza”, complementou a mãe da Rafaela, Ísis Andrade, também moradora de Nova Iguaçu. 

 

Por Thaissa Costa, com fotos de Gabriel Borges / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444