Culinária Alternativa é tema de curso na Fundação Beatriz Gama

Culinária Alternativa é tema de curso na Fundação Beatriz Gama

Alunos aprendem a aproveitar os alimentos que iria, normalmente, para o lixo

 

Com uma nova visão sobre reaproveitamento alimentar, a Fundação Beatriz Gama está realizando um curso de Culinária Alternativa, em sua sede no bairro Retiro. O objetivo é capacitar os alunos e fazer com que eles, através da reutilização de alimentos, possam ter uma nova renda. “Estamos atuando em todas as frentes com o objetivo de gerar emprego e renda. O cuidado com a saúde alimentar, por meio da Culinária Alternativa, está em ascensão em todo o país. Oferecer um curso gratuito que possa ensinar as pessoas a trabalhar com esse segmento é investir na qualidade de vida, na geração de renda e pensar no futuro”, afirmou o prefeito Samuca Silva, que incentiva o projeto.

 

Cerca de 10 alunos participam das aulas que acontecem às sextas-feiras na instituição. O curso de Culinária Alternativa tem chamado a atenção por ser um tema com bastante visibilidade nacional. Muita gente famosa assume que é adepta a dietas cujas receitas são advindas dessa culinária, que oferece brigadeiro de banana, doces sem açúcar e diversas guloseimas.

“O de culinária alternativa possibilita a pessoa gerar uma renda e principalmente reaproveitar os alimentos gerando economia doméstica e saúde. Cozinhar é uma arte e transformar esses alimentos comuns em outro alimento natural é proveitoso. Evitar o desperdício é um dos principais objetivos da culinária alternativa. O brasileiro desperdiça mais do que consome e isso é ruim para o meio ambiente, saúde e tantas outras coisas”, disse Cláudia.

Para a nutricionista e aluna do curso, Vivian Arcanjo, o conhecimento adquirido nas aulas vai acrescentar profissionalmente. “Sempre gostei de cozinhar. Sou nutricionista e esse curso só tem a somar em coisas que já conhecia. Ele é muito importante para ensinar o reaproveitamento dos alimentos de forma saudável, principalmente para pessoas mais simples e com pouca renda”, disse Vivian.

 

Higienizar os alimentos é uma das mais importantes lições do curso. Lavar de forma adequada os talos de couve, cascas de banana e outras frutas e transformar em um alimento de qualidade surpreende até os próprios alunos. Vitor Moreira, de 19 anos, se empolgou com o curso e começa a ver os resultados.

“Já fiz alguns cursos da fundação, porque detesto não ter nada para fazer e buscar conhecimento é muito bom. Comecei fazendo o curso de lanternagem e agora estou nesse de Culinária Alternativa. Fiquei surpreso de ver que tenho habilidade e feliz com os resultados. Não imaginava que dava pra fazer tantas coisas com os restos dos alimentos. Já fiz algumas receitas em casa e minha família aprovou”, contou Vitor.

Dia Mundial da Alimentação

Na última sexta-feira, dia 06, o curso de Culinária Alternativa realizou uma aula especial para o Conselho de Alimentação Escolar (CAE). O objetivo foi passar as informações sobre o reaproveitamento de alimentos que iriam para o lixo. De acordo com a presidente, Cleia Camilo, esse encontro faz parte da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro.

“Nós viemos aqui para adquirir conhecimento sobre o assunto e passar as informações aos alunos. Acabamos descobrindo que a casca da melancia pode ser utilizada até em saladas. A casca da laranja pode ser aromatizante e tantas coisas mais”, comentou Cleia.

Por Maria Clara Sales, com foto Geraldo Gonçalves / Secom- VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444