Volta Redonda apresenta projetos sobre direitos humanos

Volta Redonda apresenta projetos sobre direitos humanos

Secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos é responsável pelos projetos

 

A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, se reuniu nesta terça-feira, dia 3, com o vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária, Maycon Abrantes. O objetivo foi debater projetos voltados para os direitos humanos. Na segunda-feira, dia 2, Dayse participou da abertura do seminário “Questões de Gênero – Abordagem Social e Jurídica”, promovido pelo EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) e contou com a presença do ministro do STF, Luiz Fux.

Segundo Dayse Penna, o encontro teve o intuito de alinhar políticas públicas voltadas para os direitos humanos. “Uma das propostas que trouxemos do seminário no Rio de Janeiro, foi a criação do Conselho Municipal de Diversidade. Discutimos hoje com o vice-prefeito sobre a gente colocar em debate a possibilidade dessa criação”, comentou Dayse. “O objetivo é planejar ações afirmativas voltadas para diversidade”, completou.

Maycon Abrantes destacou que a Smac (Secretaria de Ação Comunitária), e todo governo, está à disposição para colaborar nas ações voltadas às garantias de cada cidadão e nos direitos humanos. “Esse era um de nossos compromissos e seguiremos dando atenção especial. Toda estrutura de governo está à disposição para colaborar nas ações que garantam os direitos dos cidadãos”, comentou, ressaltando que o Departamento de Proteção Social Especial, da Smac, também está atento às ações voltadas a promoção dos direitos humanos.

Já o prefeito Samuca Silva ressaltou a importância da ampliação da secretária de Política para Mulheres. “Com a ampliação da secretaria estamos incluindo nas políticas publicas do município os idosos, igualdade racial, as minorias e todas as questões dos direitos humanos, o que garante a continuidade desses projetos independente da figura do prefeito. A nossa gestão está pautada nas pessoas e ninguém  deste governo é maior que  a população”, destacou Samuca.

Mostrando que todo governo está empenhado na promoção das políticas públicas, Dayse Penna ressaltou um trabalho conjunto com a secretaria de Mobilidade Urbana e Turismo e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU). “Estamos juntos buscando garantir melhor acessibilidade para os deficientes físicos ou com dificuldade de locomoção. Muitas calçadas ainda precisam ter essa acessibilidade e passar por adequações”, comentou.

Após a reforma administrativa, aprovada há menos de três meses, a pasta se tornou Secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos. “Avançamos muito desde então. Sobre as políticas voltadas para igualdade racial, tivemos êxito ao pedir equipamentos para a Secretaria Nacional de Promoção a Igualdade Racial. Fomos contemplados e vamos conseguir equipar, com carro e computadores, o Conselho Municipal de Igualdade Racial. Em dezembro já devemos ter resultado efetivos dessa parceria”, destacou.

Estamos muito empenhados na promoção de políticas públicas. No que tange a atenção aos idosos, vamos levar ainda esse mês para a sede da secretaria o Centro de Atendimento a Violência ao Idoso. O intuito é que os idosos que sofram algum tipo de violência possam ser atendidos aqui, com assistentes sociais e psicólogos”, acrescentou Dayse Penna.

Já sobre as políticas de proteção a mulher, Dayse destacou a Patrulha Maria da Penha. “Trata-se de um veículo voltado para atender a mulher que tenha alguma medida protetiva. O objetivo é proteger a mulher”, disse.

Por Mateus Gusmão, com foto de Geraldo Gonçalves – SecomVR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444