Volta Redonda participa da Semana Nacional do Trânsito

Volta Redonda participa da Semana Nacional do Trânsito

Só este ano, município registrou mais de dois mil acidentes

 

Volta Redonda registrou, de janeiro a agosto deste ano, mais de dois mil acidentes de trânsito, segundo informações da Guarda Municipal. Para reduzir esses índices, a prefeitura, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, tem promovido diversas ações. Uma delas é a participação na Semana Nacional do Trânsito, que é realizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e tem como tema deste ano “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. O evento de abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 18, na Escola Municipal Dr. João Paulo Pio de Abreu, no Retiro, onde cerca de 90 alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental assistiram a uma palestra do secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva. Os assuntos foram o respeito à faixa de pedestres e os perigos em dirigir sob efeito de bebida alcoólica.

 

“É a primeira vez que participo da Semana Nacional do Trânsito. Na minha casa temos carro, mas nunca aconteceu acidente com a gente. Aqui no Brasil, muitas pessoas não respeitam a faixa de pedestres e tem que aprender a respeitar”, conta a estudante Luana de Oliveira, de 11 anos, moradora do bairro Açude II.

 

De acordo com o responsável pela Corregedoria e Serviço de Inteligência da Guarda Municipal de Volta Redonda, Luiz Carlos do Amparo, a maior incidência de acidentes é de desrespeito a sinalização. “É importante que os motoristas respeitem a sinalização para fluidez no trânsito seguro. A imprudência é responsável por acidentes e a ocorrência de diversas infrações, disse.

 

Após a palestra, os estudantes receberam panfletos informativos sobre segurança no trânsito, para que pudessem levar para os pais. Em seguida, Wellington Silva, acompanhado de uma equipe da secretaria, de alunos e guardas municipais, seguiu até a Avenida Antônio de Almeida, onde todos, vestidos com camisa da campanha, distribuíram os panfletos educativos aos motoristas que passavam próximo à faixa de pedestres, localizada em frente ao Colégio João XXIII, da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).

 

“São crianças de uma faixa etária de 11, 12 anos, mas que passam a ter a percepção de que é importante ser responsável, respeitar as pessoas no trânsito, o pedestre, o ciclista... Foi muito bom o encontro, as crianças ficaram motivadas”, comemorou Wellington.

 

Após a panfletagem na via, a equipe da secretaria e da Guarda Municipal seguiu para a Escola Municipal Tocantins, também no Retiro, para dar continuidade à campanha com mais uma apresentação. As palestras seguintes serão realizadas em parceria com equipe do Rotary Club.

 

“Fico feliz pela campanha com nossos jovens. Além desse trabalho educacional, a melhoria no trânsito vem também através de ações como o Plano de Mobilidade Urbana, que estamos implementando em Volta Redonda. A participação da população nesse processo é muito importante para que o número de acidentes diminua e tenhamos melhor mobilidade em nossa cidade”, acrescentou o prefeito Samuca Silva.

 

A Semana Nacional do Trânsito seguirá até a próxima sexta-feira, dia 22, e, além das palestras, o evento contará com panfletagens a serem realizadas pela Guarda Mirim, na Vila Santa Cecília. O projeto envolve a participação de alunos da rede municipal que também fazem parte de projetos dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

 

Confira a programação completa das palestras e panfletagens:

 

Dia 19/09, às 9h – Escola Municipal Dom Waldir Calheiros

Dia 19/09, às 10h – Escola Municipal Nilton Penna Botelho

Dia 19/09, das 9h às 10h30 e de 14h30 às 16h – Panfletagem na Vila Santa Cecília com a Guarda Mirim

Dia 20/09, às 9h – Escola Municipal Professora Antonietta Motta Bastos

Dia 20/09, às 10h – Escola Municipal João Haasis

Dia 21/09, às 9h – Escola Municipal Rubens Machado

Dia 21/09, às 10h – Escola Municipal Othon Reis Fernandes

Dia 21/09, de 9h às 10h30 e de 14h30 às 16h  - Panfletagem na Vila Santa Cecília com a Guarda Mirim

Dia 22/09, às 9h – Escola Municipal Mato Grosso do Sul

Dia 22/09, às 10h – Escola Municipal Professora Marizinha Félix Teixeira

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Geraldo Gonçalves / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444