Prefeitura de Volta Redonda vai criar Centro de Assistência à Arte

Prefeitura de Volta Redonda vai criar Centro de Assistência à Arte

Espaço, que ficará no Vale Verde, recebe um mutirão de limpeza geral

 

Com o objetivo de fomentar a cultura nos bairros da região da Vila Brasília, a Prefeitura de Volta Redonda vai instalar no local a ‘Casa – Centro de Assistência à Arte’. O espaço vai funcionar no bairro Verde Vale. Neste sábado, dia 16, a secretaria municipal de Cultura, em parceria com as secretarias de Ação Comunitária (Smac) e de Infraestrutura, realizaram, a pedido do prefeito Samuca Silva que idealizou o projeto, um mutirão para limpeza geral com emboço, reboco e pintura no espaço. Além disso, o mutirão contou com a colaboração de diversos

 

“Estive aqui numa caminhada pelo bairro para observar o que poderia ser feito em benefício das pessoas que vivem na região. Reparei o imóvel desativado, sem função. Naquele mesmo dia já solicitei à equipe do governo que fizesse o projeto para trazer ao bairro opções de cultura, descentralizando as ações do centro da cidade. Fico muito feliz e parabenizo a Cultura e toda equipe por mais esta etapa do projeto. Quem vai ganhar são os moradores dessa região”, comentou o prefeito Samuca Silva.

 

Segundo a secretária municipal de Cultura, Márcia Fernandes, o espaço será utilizado pelo poder público para fomentar algumas oficinas. “Esse espaço vai ter uma gestão compartilhada. A princípio já temos grupos interessados em oferecer cursos, oficinas e vestibular social. Temos certeza que será um grande avanço para a população”, disse a secretária, comentando o intuito do mutirão para deixar o local em condições de uso. “Estamos colocando a mão na massa. Nossa expectativa é que até o final de outubro esse espaço já esteja funcionando”,comentou.

 

O vice-prefeito e secretário municipal de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, também compareceu ao mutirão de limpeza geral no espaço que vai receber a Casa. “Estamos trazendo um espaço de cultura para o complexo Vila Brasília, um local que precisa ter espaços como esse. Estamos levando cultura para os bairros do município”, comentou Maycon.

 

O prefeito Samuca Silva disse ainda que espaços como esse devem ser implantados também em outros bairros. "Vamos começar no conjunto de bairros da região do Vila Brasília, mas a intenção é levar as culturas para outros bairros também. A sociedade precisa de investimentos como esse para ter acesso a ações importantes no desenvolvimento humano",anunciou.

 

Quem também estava ajudando no mutirão era a estudante de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Alice Tavares. “A gente trabalha pela coletividade por isso entendemos que seja fundamental essa Casa para trazer cultura e arte para os bairros. Nós, do curso de Psicologia, esperamos trazer um projeto para este local também”, comentou a jovem.

 

Moradora do Vale Verde, Silvia das Graças está animada com a criação do Centro de Assistência à Arte. “Vai ser muito importante para gente esse local, até porque vai tirar nossos jovens das ruas. Vai ser muito bom e espero também fazer algum curso por aqui”, disse a moradora.

 

Por Mateus Gusmão, como foto de Geraldo Gonçalves – SecomVR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444