Paciente do ‘Follow Up’ comemora aniversário de seis anos com equipe do programa

Paciente do ‘Follow Up’ comemora aniversário de seis anos com equipe do programa

Unidade atende hoje cerca de quatro mil crianças com patologias pré e pós-natais

 

O casal Elizângela e Jair Pereira D’Aguiar recebeu um pedido inusitado do filho Alerrandro: Comemorar o aniversário de seis anos com a equipe do Follow Up, unidade da Secretaria de Saúde de Volta Redonda que é destinada a recém-nascidos de alto risco. O programa atende recém-nascidos e crianças de até os cinco anos e onze meses. Alerrandro teve baixa oxigenação durante o parto e foi assistido pelo programa. Nesta sexta-feira, dia 15, ele recebeu alta e comemorou seu aniversário com a equipe de atendimento. A festa teve bolo, docinhos, salgadinhos e refrigerantes.

“Aprendi muito com os profissionais daqui. Apesar de ter mais dois filhos, Eric, de 20 anos, e Érica, de 17, eles não precisaram de cuidados especiais. Devo o desenvolvimento perfeito do Alerrandro às instruções que recebi do pessoal do Follow Up. Hoje, ele não apresenta nenhuma sequela, apesar do problema na hora do nascimento”, disse Elizângela, lembrando que ao completar seis anos, a criança, automaticamente, tem alta do programa. “No caso de Alerrandro, com êxito total”, comemora. 

“Pedi para fazer meu aniversário aqui porque gosto muito de todo mundo. Eles são meus amigos. Vou voltar e visitar todo mundo, várias vezes”, contou Alerrandro, durante a comemoração.

O Follow Up acompanha os bebês que nasceram com patologias perinatais (pré e pós-natais) que possam interferir no seu desenvolvimento clínico e psicomotor. Os recém-nascidos são encaminhados por UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) Neonatal, principalmente a do Hospital São João Batista, e as unidades de saúde da Atenção Básica indicam crianças com até seis meses de vida, que apresentem qualquer problema. Atualmente, quatro mil crianças estão no programa.

O Centro de Desenvolvimento Infantil Gabriel Arsênio de Menezes, sede do Follow Up, conta com salas para atendimento de fisioterapia, rastreamento, integração sensorial, psicologia, fonoaudiologia, neuropediatria, assistência social e pediatria, brinquedoteca, além de salas que abrigam a parte administrativa. As crianças são atendidas por uma equipe multidisciplinar composta por pediatra, neuropediatra, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e assistente social.

“O programa se destaca por garantir o diagnóstico e o tratamento precoce de possíveis sequelas nos recém-nascidos, provocadas por intercorrências no período perinatal. Esse cuidado integral disponibilizado no Follow Up promove aos recém-nascidos de alto risco do município o  resgate das suas possibilidades e habilidades. A assistência na unidade muda o futuro da criança, o olhar preventivo garante melhora significativa na qualidade de vida”, afirmou o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto. 

“A maioria dos bebês chega ao Follow Up pela prematuridade, que pode causar paralisia cerebral ou atraso global do desenvolvimento entre outros problemas. Porém a microcefalia, o autismo e, mais recentemente, a sífilis congênita também são frequentes”, comentou a Sônia Aparecida Condé Dornas, que coordena o programa, e fez questão de participar da festa do Alerrandro.

Outras mães e crianças assistidas pelo Follow Up também participaram da festa. Jéssica Aparecida levou o filho João Miguel, de um ano de idade, com quadro de microcefalia. “O atendimento aqui é perfeito. Os profissionais muito atenciosos comigo e com meu bebê”, disse. Ana Flávia Silvia de Oliveira esteve na festa com o filho Vinícius, há sete meses assistido no Follow Up. “Não tenho o que reclamar daqui. Meu filho teve falta de oxigenação no parto, nasceu desacordado, mas com o tratamento está se desenvolvendo muito bem. Entendo o porquê Alerrandro quis comemorar seu aniversário aqui”, elogiou. 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444