Estudantes deficientes visuais expõem fotos em shopping

Estudantes deficientes visuais expõem fotos em shopping

Iniciativa contou com apoio de 17 fotógrafos profissionais

Estudantes e professores com deficiência visual da Escola Municipal Dr. Hilton Rocha, em Volta Redonda, estão expondo fotografias autorais no Sider Shopping, na Vila Santa Cecília. As famílias dos estudantes estão orgulhosas com o desenvolvimento dos alunos. A exposição faz parte do projeto Além da Visão, da secretaria municipal de Educação, em parceria com a Associação de Fotógrafos e Videomakers profissionais da cidade.

Na noite de quinta-feira, dia 14, 19 alunos e dois professores com deficiência visual da unidade escolar participaram do lançamento da exposição, que vai até o dia 29 de setembro. Os estudantes e professores, acompanhados de 17 fotógrafos, fizeram diferentes tipos de imagens, que variaram de acordo com a imaginação de cada um. "A alma deles foi colocada no trabalho. Meu sentimento hoje é de gratidão. Agradeço aos envolvidos a oportunidade de presenciar este grande momento", comentou a secretária municipal de Educação, Rita Andrade.

O aluno Arnaldo de Assis Filho, de 55 anos, perdeu totalmente a visão em 2014, pouco antes de conseguir tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele é apaixonado por veículos e optou por fotografar diferentes tipos de carros. "Eu já havia comprado um carro quando tive o glaucoma, que resultou na minha cegueira. No início foi bem difícil, mas consegui superar e hoje vivo uma vida normal. Viajo, passeio e conheço tudo de Volta Redonda", relatou. Já a estudante Amália Aparecida dos Santos, fez imagens da própria escola. "Quando eu enxergava amava tirar fotos. Depois que perdi a visão, pensei que nunca mais iria conseguir. Pelo visto, me enganei", afirmou.

A secretária da pasta fez questão de elogiar o trabalho. "Nós acreditamos nos sonhos, basta alguém abraçar e ajudar na realização deles. O fato da pessoa ser deficiente visual não quer dizer que ela não saiba quem está ao seu redor. Um trabalho lindo entre os padrinhos (fotógrafos) e afilhados (alunos e professores da Hilton Rocha)", concluiu.

A Escola Municipal Dr. Hilton Rocha fica localizada no bairro Voldac e possui 57 alunos, todos com algum tipo de deficiência visual. O objetivo do evento foi impulsionar a autoestima, reflexão e a imaginação deles.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444