Volta Redonda escuta população para construção do Plano de Mobilidade

Volta Redonda escuta população para construção do Plano de Mobilidade

Debates tiveram início no bairro Volta Grande III

 

Teve início na noite desta segunda-feira, dia 11, as discussões nos bairros de Volta Redonda para a construção do Plano de Mobilidade Urbana do município. O objetivo é diagnosticar os problemas e planejar soluções. O primeiro encontro foi no Centro Municipal de Educação Infantil Nosso Espaço, no Volta Grande III, e reuniu moradores dos bairros Santo Agostinho e Volta Grande I, II, III e IV. O evento foi organizado pelas secretarias municipais de Transporte e Mobilidade Urbana; Planejamento,Transparência e Modernização da Gestão; e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU).

 

A reunião começou com uma palestra do secretário municipal de Transporte e Mobilidade, Wellington Silva, sobre a importância do plano de mobilidade. “Estamos dando início hoje aos debates nos bairros. Apesar de termos excelentes técnicos, ninguém conhece melhor os problemas dos bairros do que quem mora neles. Por isso peço para que nos indique os problemas e sugiram soluções”, comentou.

 

O secretário destacou a importância do Plano de Mobilidade Urbana para Volta Redonda. “Nos últimos 14 anos houve um crescimento de cerca de 7% na população da cidade. E, em compensação, houve um aumento de mais de 130% no número de automóveis”, explicou, ressaltando que há 91 mil carros na cidade e, aproximadamente, 14 mil motocicletas.

 

O secretário municipal de Planejamento, Júlio Andrade, orientou os presentes a se dividirem em dois grupos para fazer um diagnóstico da mobilidade em seus bairros e sugerirem soluções. “Esses diagnósticos vão servir para a elaboração no Plano Municipal. Em dezembro, vamos realizar a segunda Conferência Municipal de Mobilidade, onde vamos aprovar o Plano Municipal e eleger os membros do Conselho de Mobilidade Urbana de Volta Redonda”, sublinhou Júlio.

 

Já a diretora-presidente do IPPU-VR, que acompanhou toda a discussão de um dos grupos formados para o debate, destacou a importância do diálogo. “Assim vamos conhecer as demandas e, com planejamento urbano, poderemos encontrar soluções para os problemas locais”, pontuou.

 

Morador do Parque das Ilhas, Jorge Luiz fez questão de participar da reunião. Até porque a mesma linha de ônibus que circula pelo seu bairro, vai até a região do grande Santo Agostinho. “Temos no bairro problemas de má conservação de calçadas, estacionamentos irregulares e com o transporte público. Esperamos que nossas demandas sejam atendidas para melhorar a qualidade de vida de todos”, comentou Jorge Luiz.

 

O diretor da associação de moradores do Volta Grande IV, Leonardo Gonçalves, por sua vez, destacou a importância da população ser ouvida antes da formulação do PlanoMob. “Normalmente, quando essas medidas são tomadas de cima para baixo a população nunca é beneficiada. Esperamos que ouvindo as bases primeiro, a prefeitura possa, de fato, dar soluções de mobilidade”, acrescentou.

 

Para o prefeito Samuca Silva, é importante fazer os debates nos bairros para conhecer de perto as necessidades da população. “Estamos buscando soluções de forma inversa, ouvindo a população. E essa é a tônica do nosso governo: o diálogo. Estamos avançando na construção de políticas públicas eficientes para a mobilidade urbana”, destacou Samuca.

 

Durante essa semana, outros dois bairros receberão os debates para o Plano de Mobilidade. Nesta quarta-feira, dia 13, o encontro será na Escola Municipal  Prof. Luiz Cantanhede C. Almeida, na Rua K, n º62, no Brasilândia, e receberá os moradores dos bairros Brasilândia, Caieiras, Cailândia e Dom Bosco. Já na sexta-feira, dia 15, é a vez dos moradores do Candelária, São Luiz, Nova São Luiz, Pinto da Serra e São Sebastião se reunirem na Escola Municipal José Fontes Torres, na Rua Edgar Nogueira, Nº 440, no São Luiz.

 

Por Mateus Gusmão, com foto de Gabriel Borges – Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444