Começa projeto ‘Guarda Mirim’ em Volta Redonda

Começa projeto ‘Guarda Mirim’em Volta Redonda

Cem alunos foram selecionados e já há fila de espera para o ano que vem

 

O projeto Guarda Mirim, que abrange crianças e adolescentes entre oito e 17 anos, teve sua aula inaugural nesta terça-feira, dia 22, na quadra da Guarda Municipal, na Ilha São João, em Volta Redonda. O objetivo do projeto é promover a inclusão social de crianças e jovens, com a socialização e conscientização ética. Os participantes vão receber conhecimentos de primeiros socorros, instruções de trânsito, meio ambiente, combate e prevenção ao uso de drogas, ética e cidadania, direitos humanos e planejamento familiar. Os alunos da primeira turma do projeto pertencem ao CRAS Ilha Parque. Na quinta-feira, será a vez dos alunos do CRAS Três Poços, que também terão sua aula inaugural na quadra da GM.

 

O projeto é desenvolvido pela secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda (Smac) e pela Guarda Municipal, além de contar com outros parceiros. A GM vai realizar a formação para o trânsito, as campanhas educacionais e preventivas e haverá ainda uma visita ao Batalhão do Corpo de Bombeiros.

 

É importante que os alunos tenham estes conhecimentos, desde cedo. Esta é uma contribuição que estamos fazendo para a construção da cidadania. Crianças e jovens são agentes transformadores e podem levar estes conhecimentos para a família, o que ajuda a multiplicar esta consciência para uma vida mais participativa em sua comunidade”, disse o secretário municipal de Ação Comunitária e vice-prefeito, Maycon Abrantes.

 

Na Semana Nacional de Trânsito, que vai acontecer este ano entre os dias 18 e 25 de setembro, os alunos terão oportunidade de acompanhar o trabalho que será desenvolvido pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, o que irá proporcionar a eles maior conscientização sobre a realidade do trânsito.

 

Com duração de quatro meses, a primeira aula foi sobre Ordem Unida, que é a instrução sobre disciplina da tropa, colocar em ordem, aprender sobre o enfileiramento correto, de acordo com a altura de cada um e os movimentos básicos da marcha, em razão do desfile cívico de 7 de Setembro.

 

Maria Fernanda de Souza tem nove anos e é moradora do bairro Volta Grande. Ela revelou que está adorando o curso. “Quando eu cheguei da escola a minha mãe me contou que me inscreveu e eu fique super feliz, surgiu muitas ideias na minha cabeça e eu gostei, porque eu sei que vou aprender muitas atividades, a cuidar das coisas, aprender a viver e a me proteger também”, disse.

 

Ao final do curso, cada aluno que cumprir a carga horária estabelecida receberá um certificado, oferecido pela Guarda Municipal.

 

Texto e fotos Adriana Marins / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444