Volta Redonda vai intensificar vacinação contra o HPV

Volta Redonda vai intensificar vacinação contra o HPV

Oferta será ampliada para homens e mulheres de 15 a 26 anos de idade

 

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda vai intensificar a vacinação contra o HPV quadrivalente, entre os dias 22 e 28 de agosto, ampliando a oferta para homens e mulheres de 15 a 26 anos de idade. A iniciativa segue orientação do Ministério da Saúde que aumentou o limite de idade com direito a receber a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS) neste período.

Para a faixa etária de 15 a 26 anos, o esquema vacinal conta com três doses, com intervalo de dois meses para a segunda dose e seis meses para a terceira. As pessoas que receberem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS.

A HPV quadrivalente está disponível em todas as UBS e UBSF de Volta Redonda. Os usuários devem procurar sua unidade de referência, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h30, portando o cartão de vacina. Após a próxima segunda-feira, dia 28, a vacina volta a ser oferecida somente para adolescentes meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos.

“A vacina contra HPV é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero. Nos homens protege contra pelo menos três tipos de cânceres. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais e doenças de difícil tratamento”, alerta o secretário de Saúde de Volta Redonda, Dr. Alfredo Peixoto.

 

Por Renata Borges, com fotos de Gabriel Borges / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444