Secretaria de Esporte e Lazer incentiva time de rugby de Volta Redonda

Secretaria de Esporte e Lazer incentiva time de rugby de Volta Redonda

Parceria tem como objetivo estimular a pratica do esporte na cidade

 

Incentivar a prática do esporte em Volta Redonda é um dos principais objetivos da secretaria municipal de Esporte e Lazer (Smel).  Para que isso aconteça, parcerias e ações estão sendo criadas e desenvolvidas, com o objetivo de estimular o esporte na cidade. Uma das parcerias firmadas é com o time de rugby de Volta Redonda, que existe desde 2008 e recebe incentivos do poder público. O time da cidade é um dos poucos a desenvolver o esporte no estado e tem como desafio incentivar e divulgar essa prática esportiva ainda pouco conhecida pela população.

A equipe é composta por mais de 50 atletas, nas modalidades: feminino, masculino e juvenil. De acordo com a vice-presidente do Volta Redonda Rugby Clube, Carla Oliveira, essa parceria com a secretaria é muito significativa. “Primeiro tivemos um encontro com o prefeito Samuca e ele logo nos apoiou. Através da Smel, conseguimos um local adequado para treinar. Essa parceria é importante para que o time melhore cada dia mais”, contou Carla.

Incentivar os jovens a praticar esportes é importante. Se tivermos ainda, atletas profissionais que conheceram um esporte como rugby, por exemplo, que não é muito divulgado em nosso país, por meio de um projeto que contou com o incentivo do governo municipal, fico ainda mais feliz, pois teremos deixado um legado tanto ao nosso município, como ao nosso país”, afirmou Samuca Silva.

Atualmente, o time utiliza o Complexo esportivo no bairro Aero Clube, e o miniestádio da Ilha São João, para treinar. “Antigamente, tínhamos que dividir o espaço onde treinávamos. Hoje temos o local apropriado, uma vez que algumas modalidades precisam ser realizadas em um campo aberto. Tenho certeza que agora vamos melhorar muito o nosso desempenho”, disse Carla, vice-presidente do time.

Para a secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, o papel da Smel é de fortalecer e fomentar o esporte na cidade. “Seguindo a orientação do prefeito Samuca, nosso objetivo é de incentivar as diversas práticas esportivas e os atletas da nossa cidade. Acho fantástico o trabalho que é realizado por eles. Além disso, estamos ajudando a fortalecer este esporte”, enfatizou Maria Paula.

Para a adolescente Samara Melo, de 16 anos, que conheceu o rugby através de uma amiga, o espírito esportivo é um dos pontos fortes dessa modalidade.  “Aqui conhecemos valores. Comecei a praticar o rugby há dois anos e, no começo, minha mãe não me apoiou, pois achou que o esporte era violento. Como o tempo ela percebeu que aqui temos um espírito esportivo muito importante. Pretendo seguir carreira no rugby. No final do ano vou fazer um teste para a seleção estadual”, disse Samara.

Por Maria Clara Sales com fotos Geraldo Gonçalves / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444