Empresa de Processamento de Dados comemora 34 anos de fundação

Empresa de Processamento de Dados comemora 34 anos de fundação
Autarquia municipal é referência nacional e possui cerca de 90 funcionários e colaboradores em seu quadro

“É mais do que uma empresa. É uma família e faço parte dela”. A resumida definição foi feita pelo servidor público Edvaldo Luis Silva, de 49 anos, um dos primeiros funcionários da Empresa de Processamento de Dados (EPD) de Volta Redonda, nas comemorações de 34 anos da autarquia. A comemoração aconteceu no Teatro Franklin de Carvalho Junior, no Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal. “Cheguei aos 15 anos e, nesse tempo, fiquei apenas quatro meses fora”, contou Edvaldo, que representou os atuais 84 funcionários e colaboradores da autarquia municipal.

“Passamos por momentos difíceis como a transição dos governos de (ex-prefeitos) Juarez Antunes e Wanildo de Carvalho, quando recebíamos ameaça de bomba o tempo todo. São muitas histórias. O momento atual é difícil, mas temos que ter a consciência da necessidade de arregaçar as mangas e trabalhar”, complementou Edvaldo Silva, que mostrou a fotografia dos primeiros funcionários da EPD. Além dele, participaram das comemorações, o prefeito Samuca Silva; o vice-prefeito, Maycon Abrantes; e o presidente da EPD, Matheus Moreira Cruz.

A EPD foi fundada pelo ex-prefeito Benevenuto dos Santos Neto, em 1983. “Queremos que a empresa não seja apenas uma prestadora de serviços da prefeitura. Queremos ganhar mercado e receita para a própria EPD, porque temos os melhores profissionais. Mudanças ocorrem e fazem parte das estratégicas de cada prefeito que passou pelo governo municipal. Respeito todas elas, mas precisamos avançar”, discursou Samuca.

Os primeiros resultados já estão aparecendo: Em sete meses de governo, Matheus já destaca algumas ações: a emissão do contracheque on-line; impressão do IPTU (Imposto Predial, Territorial Urbano); o recadastramento de mais de 10 mil funcionários públicos; agendamento on-line do Refis (Programa de Refinanciamento) e participação nos jogos do Estádio Raulino de Oliveira.

“Sei que a disposição de muito de vocês é gigantesca. Por isso, como diz o ditado: ‘Sozinhos vamos mais rápidos, mas juntos vamos mais longe’. Conto com cada um de vocês para irmos de forma conjunta e planejada muito mais longe. Que venham os próximos 34 anos”, ressaltou o atual presidente da EPD.

Maycon Abrantes, vice-prefeito e secretário municipal de Ação Comunitária, relembrou uma reunião em que a EPD foi lembrada como um empresa de ponta. “A EPD é conhecida e elogiada no país inteiro. Há 34 anos na vanguarda. Quando ela surgiu, eu era apenas uma criança e tenho certeza que a empresa ainda tem muito para acrescentar para a cidade e ao país”.

Durante a cerimônia, três funcionários receberam uma simbólica homenagem. Foram eles: Valter Vicente Romualdo, com o maior tempo de empresa; Luinar Silveira de Moraes, a funcionária mais recente; e Rogério da Silva Conceição, representantes dos colaboradores (cargos comissionados e RPS).

Por André Aquino com foto Evandro de Freitas / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444