Grupo de idosos de Itaguaí visita Volta Redonda

Grupo de idosos de Itaguaí visita Volta Redonda

Zoológico e Estádio Raulino de Oliveira foram os locais escolhidos

 

A aposentada Virgínia de Assis Jesus, visitou Volta Redonda pela primeira vez. A idosa realizou o passeio com um grupo de 160 pessoas da Terceira Idade de Itaguaí. “Essa cidade é uma belezinha”, exclamou ao entrar no Zoológico Municipal - o primeiro local que o grupo passou. Em quatro ônibus, eles chegaram acompanhados do vice-prefeito de Itaguaí, Abeilard Goulart de Souza Filho; da secretária de Esportes, Erika de Souza; e um grupo de cerca de 20 pessoas representando a APAE do município.

 

“Isso aqui é uma higiene mental muito grande. É muito bom viajar com esse grupo, porque a gente está sempre unido, curtindo os passeios e as atividades, sempre em contato com outras pessoas, outros idosos e isso faz muito bem, tanto física quanto mentalmente. Estou encantada com a acolhida de vocês”, afirmou Virgínia, que tem 67 anos.

 

Djalma aproveitou o passeio para fotografar tudo com o celular. “A gente aqui é tecnológico sim. Esta é a segunda vez que visito o Zoológico e a terceira que venho a Volta Redonda. Hoje estou registrando tudo, não quero perder nada”, declarou Djalma Honorato de Oliveira, de 73 anos.

 

Érika de Souza, secretária de Esporte e Lazer do município explicou como são escolhidos os idosos para estas viagens. “Nós trabalhamos com as atividades físicas da terceira idade e este é um grupo bem ativo. E as nossas viagens têm um único limitador: a assiduidade. E a maioria cumpre”, ela afirmou.

 

O trabalho com os idosos de Itaguaí é antigo, de acordo com o vice-prefeito, o grupo de idosos fez a primeira viagem e nunca mais parou. “Isso foi há 21 anos. Quando eu percebi, já estava totalmente envolvido. Eu era um professor de Educação Física, na época, e hoje nem consigo imaginar como seria a vida sem essa convivência. Volta Redonda foi escolhida pela quarta vez pelo trabalho de referência que faz com os idosos. O que nós fazemos em Itaguaí é um trabalho de prevenção à saúde. As atividades físicas e de lazer melhoram muito a autoestima, saúde e qualidade de vida deles”, relatou.

 

Após a visita ao Zoológico, o grupo seguiu para o Estádio Raulino de Oliveira, onde os idosos conheceram as instalações e a Academia da Vida. O vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, recebeu o grupo no estádio e afirmou estar muito satisfeito com a visita de idosos de outros municípios. “Nós podemos mostrar o trabalho que tem sido feito e as melhorias que estamos implantando. Nós sempre estaremos de portas abertas para receber os municípios que queiram nos visitar e conhecer os nossos projetos. Será sempre um grande prazer”.

 

Por Adriana Marins, com fotos de Geraldo Gonçalves / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444