DETENTOS DA CASA DE CUSTÓDIA CONCLUEM CURSO DE PINTURA

DETENTOS DA CASA DE CUSTÓDIA CONCLUEM CURSO DE PINTURA
Sucesso da parceria com iniciativa privada anima direção a estender o curso para outras unidades do estado

"Espero que vocês, ao saírem do regime de prisão, façam bom uso deste aprendizado, que vai ser muito útil para todos. Vocês ainda estão cumprindo a pena, mas já têm algum conhecimento. Vocês é que sabem a trilha que querem percorrer e esta é uma ótima oportunidade." . Assim o diretor da unidade Lissandro Barbosa de Araújo abriu a cerimônia de formatura de 80 presos provisórios da Casa de Custódia Pública Franz de Castro Holzwarth, que concluíram o curso "Princípios básicos de uma pintura", oferecido, numa parceria com a empresa Distribuidora Rio Color e certificado pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC).

A cerimônia ocorreu no pátio de visitas da instituição, nesta sexta-feira (19).  Estiveram presentes o subsecretário de Tratamento da secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) Gilson Nogueira; o presidente da comissão de Direitos Humanos da OAB, Dr. Edson da Silva Lana; Julio Ambrosio, também da OAB; a servidora do Ministério Público, Rosane Lima Guimarães Lacerda e o diretor da unidade, Lissandro Barbosa de Araújo.

O instrutor Marcos Trindade ficou impressionado com o interesse dos custodiados com as aulas, tanto práticas como teóricas: "Eles interagiram, fizeram muitas perguntas, muitos até perguntavam ao mesmo tempo. O interesse foi geral e todos aprenderam rápido. Eles não imaginam a minha gratidão por ter passado um pouco do meu conhecimento pra eles", afirmou.
O Detento Almir Soares fez questão de agradecer a oportunidade: "Nós somos seres humanos, merecemos oportunidades na vida. Obrigado a todos vocês. Estou falando em nome de todos", finalizou.
Os internos aprenderam as técnicas de pintura que incluem parede, teto, chão, ferro e madeira, informações sobre linhas de tintas; preparação, diluição e aplicação da tinta e tendências de cores, além de informação sobre tendências de cores, com capacitação, informação e identificação de novos talentos para a pintura. Bom comportamento foi o item mais observado para esta primeira oportunidade dos detentos. Segundo Araújo, eles souberam aproveitar: "eles tiveram realmente muito interesse e esse é um ótimo sinal de que eles sabem o que querem e que precisam se ressocializar".


Mais cedo, a biblioteca da instituição, que recebeu melhorias, foi reinaugurada, com um novo nome: Espaço Cultural Guimarães Rosa com um acervo de 100 livros. De posse do certificado, o detento Ronderson Muniz, 40 anos já faz planos, para quando sair: "Antes eu trabalhava como soldador e em caldeiraria em Angra dos Reis, mas tinha algum conhecimento de pintura. Aqui eu aprendi a técnica da textura, que eu já queria aprender. Pra mim essa é uma oportunidade de mudança, ter mais um conhecimento vai ser importante pra mim e pra todo mundo aqui". Gilson Nogueira agradeceu às parcerias (PMVR, Ministério Público, OAB) que ajudam o estado a promover um sistema penal melhor "e mesmo com a crise nós estamos aqui, buscando parcerias e capacitando vocês", afirmou o subsecretário de Tratamento.

O vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária Maycon Abrantes diz ter certeza que ali tem muita gente interessada em ajudar aqueles detentos: "Vimos a dedicação e a preocupação da equipe com vocês. Aqui é um regime temporário e a vida está cheia de oportunidades. A gente quer ajudar você.  A nossa próxima meta é de disponibilizar um curso de informática para vocês. A gente acredita muito no interesse de vocês. Parabéns pelo crescimento pessoal de cada um", encerrou Maycon.


Por Adriana Marins com fotos de Geraldo Gonçalves / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444