Volta Redonda capacita todos os professores da rede municipal de Educação

Volta Redonda capacita todos os professores

da rede municipal de Educação

Última etapa do encontro de docentes contou com a presença do prefeito Samuca Silva

 

Trocando experiências e ampliando conhecimentos. Assim foi o dia de cerca de 800 profissionais de Educação que participaram nesta quinta-feira, dia 18, da última etapa da capacitação de todos os docentes da rede municipal de ensino de Volta Redonda, que reuniu professores, supervisores educacionais e diretores de escolas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em salas do Colégio ICT, no bairro Jardim Amália. Valeria Maria Leal Muniz, que é professora da Sala de Leitura da Escola Municipal Prof. Wladir de Souza Relles, localizada no Conjunto Habitacional Vila Rica, elogiou o encontro de docentes realizado pela secretaria de Educação de Volta Redonda.

 

“É muito bom, muito produtivo, porque é uma troca de experiências. É uma coisa que não podemos perder. Aqui é onde a gente tem um gás, renova nossos conhecimentos. É primordial para nosso aprimoramento, para nossa capacitação”, comenta a professora.

 

Quem também gostou do evento e exemplifica bem essa renovação de conhecimentos é a professora de Informática Fernanda Maria da Silva Lacerda, que iniciou, neste ano, o projeto na Escola Municipal Especial Dayse Mansur da Costa Lima, no Jardim Paraíba. “É a minha primeira vez trabalhando com informática e trabalhando nesse projeto com autistas. Para mim, vai ser ótimo. Tudo muito novo, trabalhar com autismo é diferenciado e toda formação extra é bem-vinda. Já fiz outras capacitações e sempre ajuda o profissional, porque a gente passa a ter novas visões. As outras opiniões dos colegas também é muito importante”, conta Fernanda, que também faz parte da equipe de direção da Escola Municipal Miguel Couto Filho, localizada no bairro Jardim Normândia.

 

Prestigiando o encontro, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, percorreu as salas onde aconteciam as capacitações.“Estamos nos esforçando para melhorar a educação, para resolver os problemas. Contem comigo para melhorar, para avançar. Dificuldades existem há muito tempo, mas agora é pensar diferente. Pensar no cidadão, na família, na criança, pensar em quem depende de nós para fazer”, afirmou Samuca.

 

A presença do prefeito foi elogiada por muitos profissionais, que destacaram a importância dessa gestão participativa. “Para a Educação é sempre bom sabermos que tem um governante como a gente sempre espera, que dá apoio para a nossa área, porque cada vez mais a gente vem encontrando dificuldades. Porém, quando encontramos pessoas que estão dando uma atenção maior para isso é sempre bom. Ter pessoas que possuem esse interesse próximas a nós, nos fortalece bastante”, acrescentou a supervisora educacional Marcia Garcia Machado, que atua na rede municipal há 10 anos e trabalha atualmente na Escola Municipal Prof. Lund Fernandes Villela, no bairro Santa Cruz.

 

“A vinda do prefeito estimula, engrandece e faz com que nossos professores ouçam diretamente dele que as coisas não aconteceram não por causa da atual gestão. Ele vir aqui e conversar diretamente com os professores da rede deixa tudo mais transparente, que é o que ele propõe: o diálogo”, falou a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Oliveira de Andrade, destacando que todos os professores participaram da capacitação, evolvendo temas como Orientação Educacional, Matemática, Língua Portuguesa, História, Artes, Informática, Sala de Leitura, entre outros.

 

CAPACITAÇÃO – No último dia 10, participaram da capacitação professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de professores da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). O encontro de docentes faz parte do projeto da secretaria de Educação e do programa de governo do prefeito Samuca Silva.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Geraldo Gonçalves / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444